Funasa espera que índios desocupem prédios no PR e em MT ainda hoje
colaboração para a Folha Online
A Funasa (Fundação Nacional de Saúde) espera que as sedes em Cuiabá (MT) e Curitiba (PR) invadidas por índios sejam desocupadas ainda nesta quarta-feira. Os índios protestam por repasse de verbas.
Em Curitiba, índios das etnias caingangue e guarani ocupam desde ontem um prédio que abriga a Funasa, um núcleo do Ministério da Saúde e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Eles protestam contra atrasos em repasses de verbas pela Funasa.
Em Cuiabá, cerca de 70 índios das etnias irantxe e mynky mantêm a invasão na sede da Funasa, que começou na última segunda-feira. O grupo cobra melhorias no atendimento à saúde e o repasse de recursos que, de acordo com eles, está atrasado.
A assessoria da Funasa afirmou que o atraso nas verbas ocorreu porque o MPF (Ministério Público Federal) demorou para liberar documentos referentes aos convênios da fundação com ONGs (organizações não-governamentais) que realizam o atendimento nas regiões.
No caso de Curitiba, ainda segundo a Funasa, a documentação foi liberada e as verbas devem ser liberadas ainda hoje.
Já para os convênios de Cuiabá, a documentação ainda não ficou pronta, mas a Funasa aguarda que o MPF libere hoje para que os recursos possam ser repassados.
Reféns
Em Curitiba, seis chefes de setores são mantidos reféns no prédio da Funasa desde a noite de ontem. Segundo o chefe da engenharia, Geraldo Castro Corrêa, a situação é pacífica e não houve nenhuma violência contra eles.
"As reivindicações são para a presidência da Funasa e não para a nossa coordenação. Por isso há um bom entendimento entre os índios e s funcionários", afirmou.
Não há reféns em Cuiabá.
Leia mais
- Índios ocupam prédios da Funasa no Paraná e em Mato Grosso por repasse de verbas
- Arrozeiro diz que ONGs incentivam violência entre índios e alerta para novos conflitos
- Funasa admite corte no orçamento da saúde indígena nos Estados
- Índios liberam reféns mas mantêm invasão na sede da Funasa em Cuiabá
- Índios invadem Funasa em Cuiabá e fazem dois reféns
Livraria da Folha
- Livros abordam temas políticos, sociais e históricos e ajudam a entender o Brasil
- Livros da série "Folha Explica" contam a história do Brasil no século 20
- Livro explica reforma agrária e aborda conflitos rurais; leia capítulo
Especial


avalie fechar
avalie fechar
avalie fechar