PT mantém veto à aliança com PSDB em BH, mas acena para apoio informal
RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília
O diretório nacional do PT decidiu nesta sexta-feira manter o veto à aliança entre o partido e o PSDB nas eleições municipais de Belo Horizonte. No entanto, nos bastidores está sendo negociada a recomendação para que o prefeito de BH, Fernando Pimentel (PT), aceite o apoio informal do governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), à chapa encabeçada por Márcio Lacerda (PSB).
| Folha Imagem |
|
| Diretório do PT mantém veto à aliança com tucanos em BH em torno de Lacerda (azul) |
A decisão do comando nacional do PT é manter eventuais articulações apenas com partidos que são coligados nacionalmente.
"Não há a possibilidade de aliança com o PSDB. Não houve considerações sobre alianças informais. Nós entendemos que PT e PSDB representam projetos políticos diferentes", afirmou o presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini.
Por cerca de três horas, os integrantes do diretório nacional do PT discutiram exclusivamente o caso de Belo Horizonte.
Ontem, o assunto foi tema de uma outra reunião envolvendo representantes das principais correntes do PT, quando Pimentel expôs seu ponto de vista em defesa da aliança. Porém, venceu o argumento de apoiar o veto, mas com brechas para aceitar que os tucanos informalmente participem da campanha PT-PSB em BH.
Berzoini reconheceu que a discussão sobre a eventual aliança unindo petistas e tucanos na cidade desgastou a legenda como um todo. "Não foi um processo bom para o PT. Não teve a contribuição para a formação da unidade em Minas Gerais. Seria uma hipocrisia afirmar que não teve nenhum tipo de desgaste", disse.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou várias vezes ser favorável à aliança na cidade. Lula e Aécio chegaram a tratar do assunto em reunião no Palácio do Planalto. Nos últimos dias, inclusive, o presidente telefonou para Berzoini e para o assessor especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia, para reiterar sua posição.
Berzoini afirmou que a opinião do presidente "tem uma importância extraordinária", mas a decisão sobre a aliança em BH deveria ser tomada em conjunto pelo diretório nacional.
Segundo ele, a decisão tomada hoje será remetida ao diretório municipal de BH, que deverá seguir duas recomendações: afastar a possibilidade de coligação entre PT e PSDB e seguir a determinação definida pelo comando nacional da legenda.
Leia mais
- Maluf e Russomano disputam indicação do PP para concorrer em São Paulo
- Maluf diz que vai construir laje sobre rios Tietê e Pinheiros
- Duda Mendonça cuida da capa da biografia de Paulo Maluf
- Justiça multa prefeito de BH e pré-candidato por propaganda antecipada
Livraria da Folha
- Livro explica a formação e o crescimento do PT; leia introdução
- Veja como é feita a cobertura jornalística do governo do PT
- Obras da série "Folha Explica" discutem política e eleições
- Livro explica mudanças que marketing eleitoral trouxe às eleições; leia capítulo
- Livro de Eugenio Bucci revela bastidores do poder em Brasília
- Cientista traça perfil social e político da Câmara em livro
Especial



avalie fechar
avalie fechar
SRES. SENADORES A PERGUNTA É: O QUE VOCES ESTÃO FAZENDO COM A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA ? E ONDE VOCES QUEREM CHEGAR COM TANTOS ABSURDOS ??
avalie fechar