Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/10/2002 - 16h07

Cinco Estados têm inversão de posições em relação ao 1º turno, diz Ibope

ANDRÉ LUÍS NERY
da Folha Online

Dos 12 Estados que tiveram pesquisas do Ibope para o segundo turno, Distrito Federal, Paraná, Paraíba, Pará e Roraima apresentam inversão de posições entre os dois candidatos que disputam o pleito do dia 27 de outubro em relação ao primeiro turno.

No Distrito Federal, Joaquim Roriz (PMDB) obteve 42,97% dos votos válidos no primeiro turno, contra 40,87% de Geraldo Magela (PT). Na última parcial do instituto para o pleito do dia 27, o petista aparece com 50% das intenções de voto, e o peemedebista, com 42%.

No Pará, o PT também cresceu para a disputa do segundo turno, e a candidata Maria do Carmo, que teve 28,97% dos votos válidos no pleito do dia 6, tem agora 49% das intenções, contra 46% de Simão Jatene (PSDB), que liderou o primeiro turno com 34,49%.

No Paraná, Roberto Requião (PMDB) superou Álvaro Dias (PDT). Na última pesquisa do Ibope, o primeiro aparece com 46% das intenções, contra 42% do adversário. No primeiro turno, Dias teve 31,40% dos votos válidos, e Requião, 26,18%.

Outra inversão de posições acontece em Roraima, onde Flamarion Portela (PSL) lidera a disputa com 47%, enquanto Ottomar Pinto (PTB) tem 43%. No pleito do dia 6, o petebista conquistou 49,25% dos votos válidos, contra 48,65% de Flamarion.

No entanto a maior variação ocorre na Paraíba, onde Roberto Paulino (PMDB) lidera, segundo o Ibope, com 49%, contra 43% Cássio Cunha Lima (PSDB). O tucano tem índice inferior ao primeiro turno, quando recebeu 47,20% dos votos válidos, contra 39,98% do peemedebista.

Além deles, Santa Catarina apresenta um quadro com possibilidade de virada. Esperidião Amin (PPB) e Luiz Henrique da Silveira (PMDB) estão empatados com 44% das intenções de voto. No pleito do dia 6, o pepebista foi o mais votado (39,86%), contra 30,08% do adversário.

Veja também o especial Eleições 2002
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade