Blog do Josias: PSOL protocola o pedido de impeachment de Yeda
da Folha Online
A Executiva do PSOL no Rio Grande do Sul decidiu, após reunião realizada nesta segunda-feira (9) em Porto Alegre, protocolar na Assembléia legislativa um pedido de impeachment da governadora Yeda Crusius (PSDB). A informação é do blog do Josias.
Até agora, esta é a medida mais extremada da crise que atinge o governo do PSDB no Estado, após as denúncias de corrupção envolvendo o uso de estatais gaúchas no financiamento público de campanhas eleitorais.
A decisão do PSOL foi comunicada pela deputada federal Luciana Genro (PSOL-RS) ao vice-governador gaúcho Paulo Feijó (DEM), adversário de Yeda. O partido propõe que sejam realizadas novas eleições --o que dependeria da renúncia de Feijó.
No sábado, a governadora assinou a exoneração de quatro assessores: Cézar Busatto (ex-chefe da Casa Civil), Delson Martini (ex-secretário-geral de Governo), Marcelo Cavalcante (ex-chefe do escritório do Estado em Brasília), além do coronel Nilson Bueno (ex-comandante-geral da Brigada Militar.
A exoneração foi uma resposta à crise política agravada na semana passada com a divulgação de grampos telefônicos feitos pela Polícia Federal e de conversa gravada pelo vice-governador e inimigo político de Yeda, Paulo Feijó (DEM), em que Busatto reconhece o uso de estatais no financiamento de campanhas eleitorais.
Em gravação divulgada na semana passada, o ex-chefe da Casa Civil menciona o PP e o PMDB --os maiores partidos da base de Yeda-- como beneficiários da prática em órgãos estatais que comandam, o Banrisul (Banco do Estado do Rio Grande do Sul) e o Detran (Departamento Estadual de Trânsito).
Leia a matéria completa no blog do Josias.
| Editoria de Arte/Folha Imagem/Folha Imagem | ||
![]() |
Leia mais
- Yeda Crusius cria gabinete de transição após denúncias de corrupção
- Ministério Público cria grupo de trabalho para investigar denúncias contra governo de Yeda
- PT usa denúncias sobre Alstom e campanha de Yeda para esfriar acusação sobre VarigLog
- Ex-chefe da Casa Civil do RS pede divulgação de toda conversa com vice de Yeda
- CPI do Detran-RS interroga ex-chefe da Casa Civil de Yeda e vota requerimentos
- Secretário de Yeda admite o uso de estatais em campanha no RS
Livraria da Folha
- Frederico Vasconcelos ensina como investigar governos, empresas e tribunais
- Livro de Eugenio Bucci revela bastidores do poder em Brasília
- Livro reúne balanço de bens de políticos
- Acreditar que todos os políticos são corruptos é uma armadilha, diz Contardo Calligaris
- Livro mostra como se tornar advogado, escolher carreira e conseguir primeiro emprego
- Cientista traça perfil social e político da Câmara em livro
- Livros da série "Folha Explica" contam a história do Brasil no século 20
Especial



Motivados por quem é contra a "meritocracia".
Que coisa horrível essa meritocracia, não é?
Aonde já se viu? Premiar quem trabalha mais, se esforça mais, supera metas...
Que coisa absurda...
O legal mesmo, para quem pensa assim, é a aquela imensa vala comum da mesmice...
Onde quem faz mais, é porque "quer aparecer"...
Tem gente, que ainda não percebeu que estamos no século XXI...
avalie fechar
avalie fechar
avalie fechar