País definirá uso da terra, diz presidente de painel da ONU
CÁSSIO AOQUI
RACHEL AÑON
enviados especiais da Folha a Brasília
A Amazônia é um direito soberano do povo brasileiro e cabe a ele decidir se a manterá só com investimentos internos ou com recursos estrangeiros. Essa é a avaliação do economista indiano Rajendra Pachauri, presidente do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), painel de climatologistas ligado à ONU que dividiu com Al Gore o Prêmio Nobel da Paz no ano passado.
"A Amazônia é responsabilidade do Brasil, e as decisões tomadas em relação a ela criarão cada vez mais impacto global", disse Pachauri. Segundo ele, o aquecimento global deve aumentar a força dos furacões: "Desconheço o caso específico do furacão que atingiu o sul do Brasil, mas tende a estar relacionado ao problema global".
Crítico da redução das áreas agriculturáveis, ele vê o biodiesel com cautela: "É preciso inovação e pesquisa para que surja um biodiesel de segunda geração, com maior aproveitamento de energia da matéria-prima".
Pachauri prevê uma queda de 30% da produção agrícola na América Latina em 2050. "Há hoje 820 milhões de pessoas subnutridas nos países em desenvolvimento. Enfrentaremos uma crise alimentar". Ele ressalta, porém, a importância de encontrar alternativas ao petróleo.
No Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade, em Brasília, Pachauri promoveu lanternas solares como uma possível solução energética para 1,6 bilhão de pessoas do mundo.
Os jornalistas viajaram a convite do Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade
Leia mais
- Fotos de índios podem causar "mortes na Amazônia", diz autora britânica
- Dados sobre desmatamento "criam alarde", diz Maggi
- Taiwanês é preso com madeira ilegal em em Altamira (PA)
- Terrenos da Amazônia são negociados por corretores em páginas da internet
- SP e MT lideram venda de terras a estrangeiros
- Defesa de empresário sueco diz desconhecer multa
- Ibama multa madeireira de milionário sueco em R$ 450 mi no Amazonas
- Ibama refaz cálculos e reduz multas a empresa de sueco para R$ 381 mi
Livraria da Folha
- Marcelo Leite faz raio-X da situação da Amazônia
- Leia "Brasil: carrasco e vítima", capítulo do livro "O Aquecimento Global"
- Manual ensina como aliar os negócios às questões ambientais
- Livro explica as causas e efeitos do aquecimento global
- Livros abordam temas políticos, sociais e históricos e ajudam a entender o Brasil
Especial


avalie fechar
CADÊ O DEVER DE CASA SR. LULA & MINC?"
avalie fechar
Eu pergunto quantas toneladas foram produzidas pelos índios? Resposta: nenhuma.
A Funai, esta organização "estrangeira" quer as terras do Brasil para atrasar o desenvolvimento do Brasil, africanizar, bolivizar o Brasil.
Eu quero ver quando todo as as terras do Brasil estiverem em mãos indígenas se haverá produção.
Haverá sim uma castra de pessoas, que sem trabalhar, arrendarão as terras do Brasil aos não indios para produzirem, serão os xeques das terras, trilionáros SEM TRABALHAR.
Esse cafezinho e pãozinho que você toma aí de manhã foi produzido por agricultores que ocuparam, tomaram posse (posseiros) desmataram, produziram e fizeram o Brasil.
Desmataram, até porque trigo, café, cana-de-açucar, soja SÃO VEGETAIS e respiram igualmente às árvores e PRODUZEM ALIMENTOS
avalie fechar