Comissão do Senado deve ouvir milionário sueco sobre terras da Amazônia
Colaboração para a Folha Online
A comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado deve ouvir depoimento do milionário sueco Joahn Elias, um dos presidentes da Cool Earth, suspeito de ter comprado ilegalmente terras nos municípios de Itacoatiara e Manicoré, no Amazonas. A comissão aprovou o requerimento do senador João Pedro (PT-AM), que pede a convocação dos integrantes da ONG (organização não-governamental) e da madeireira Gethal Amazonas S/A, comprada pelo sueco. A audiência acontece no próximo dia 25.
O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) estuda pedir o cancelamento de registros de terras na Amazônia adquiridas por Eliasch. O presidente do Incra, Rolf Hackbart, determinou à Superintendência do Amazonas que comprove a titularidade das terras. Se for constatada alguma irregularidade, o Incra pedirá cancelamento dos registros na Justiça Federal.
Embora Eliasch tenha ficado famoso mundialmente por alardear a compra de um pedaço da Amazônia, não existem propriedades no local em seu nome. A suspeita é que ele tenha feito a compra em nome da madeireira ou de ONGs.
O senador João Pedro defende a mudança na legislação vigente para a venda de terras a estrangeiros. "Precisamos disciplinar a concessão de terras nas mãos de estrangeiros. A legislação precisa ser modificada", disse.
A comissão deverá ouvir também os superintendentes do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e do Incra do Estado --respectivamente, Henrique Pereira e Socorro Marques-- e da empresa Gethal.
Assessor do primeiro-ministro britânico Gordon Brown, o sueco é casado com a socialite brasileira Ana Paula Junqueira. Os dois deram entrevistas para jornais do mundo inteiro alardeando a compra de uma floresta na Amazônia.
Leia mais
- Operação contra comércio ilegal de madeira gera multa de R$ 500 mil em Minas
- Amazônia já está "internacionalizada", dizem ONGs
- Incra investiga venda de terras na Amazônia para milionário sueco
- Lula diz que todo mundo quer botar o dedo na Amazônia e critica palpiteiros
- Em 12 meses, Amazônia perdeu área equivalente a seis São Paulos
- Minc anuncia R$ 1 bi para quem desmata ilegalmente na Amazônia
Livraria da Folha
- Marcelo Leite faz raio-X da situação da Amazônia
- Confira dez idéias simples para melhorar o ambiente
- Livro explica reforma agrária e analisa os conflitos pela posse da terra
Especial


avalie fechar
No Brasil, o jeitinho de que se toma como sendo o mais sensato e cômodo, torna-se uma lição estimulada para as mais diversas culturas e raças.
Mais do que embasada, é um ato que parece ser disseminado no céu de nosso território, sem distinção de raça, credo ou cor.
É algo que parece ser causa da insolação constituída por exemplo de nossos governates.
Os que escutam ecos de dizeres ao vento, tiram de proveito aquilo que se pode ser conveniente ao argumento.
avalie fechar
avalie fechar