Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/10/2002 - 18h17

PT já programa pronunciamento de Lula amanhã e festa na Paulista

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

A coordenação de mobilização da campanha eleitoral de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) espera que a apuração dos votos do segundo turno das eleições de 2002 acabe antes das 22h. Se a possível vitória do petista for confirmada até este horário, Lula deve participar da festa que está sendo organizada pelo PT na avenida Paulista, região central de São Paulo.

Para a festa, além da alta cúpula do PT que deve discursar em cima de um carro de som, já foram convidados alguns artistas, como Chico César, Art Popular, Asa de Águia e Leci Brandão.

Um dos organizadores da festa disse que o PT não chamou mais artistas, pois a "vitória" ainda está confirmada. A grande festa da vitória, que contará com nomes como Zezé di Camargo e Luciano, Gilberto Gil e Skank será feita perto da data em Lula assumirá a Presidência da República, caso vença as eleições.

O coordenador de mobilização da campanha eleitoral de Lula, Francisco Campos, disse que a militância do PT deve começar a se concentrar na Paulista logo após o encerramento da votação, ou seja, depois das 17h. Mas os shows devem começar somente por volta das 19h, em frente ao prédio da Gazeta, no nº 900 da Paulista.

Para amanhã, Campos espera colocar 1 milhão de pessoas, entre militantes do PT e dos partidos que apóiam a candidatura de Lula nas ruas. "Ocuparemos as ruas, vestiremos nossas camisetas, vamos levar nossas bandeiras e em caso de vitória, faremos uma festa pacífica. Uma festa simples, mas uma festa de alegria."

A agenda de Lula para amanhã ainda não está fechada. Depois de votar às 10h, o petista retorna para seu apartamento, em São Bernardo, no ABC Paulista. Depois disso, os compromissos do candidato dependem da velocidade da apuração dos votos.

A coordenação da campanha de Lula informou que não está descartada a hipótese de Lula fazer um pronunciamento amanhã à noite, no hotel Intercontinental, próximo à Paulista, antes de ir para a festa da vitória. Se for confirmado o pronunciamento, Lula deverá apenas fazer um agradecimento para as pessoas que votaram nele e prometer fazer um governo de transição pacífico e tranquilo.

O pronunciamento mais sério poderá ser feito na segunda-feira, às 11h, quando Lula concederá uma coletiva caso seja eleito. Apesar da coordenação da campanha afirmar que os nomes da equipe de transição serão anunciados apenas na terça-feira, integrantes do comitê nacional do PT acreditam que alguns nomes já sejam divulgados na segunda-feira.

Na terça-feira, caso seja eleito, Lula viaja para Brasília (DF) para se encontrar com o presidente Fernando Henrique Cardoso. Em seguida, o petista deve anunciar mais nomes da equipe de transição. No mesmo dia, ele retorna para São Paulo, onde descansará por alguns dias até se juntar à equipe de transição, que deverá começar a trabalhar já na próxima semana.

Leia mais no especial Eleições 2002
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade