Publicidade

Publicidade
Brasil
20/06/2008 - 10h40

Planilha mostra mapa da propina no RS, diz denúncia

Publicidade

da Folha Online

Uma planilha apreendida pela Polícia Federal na Operação Rodin, em novembro, detalha o destino do dinheiro da fase final da fraude no Detran (Departamento Estadual de Trânsito) do Rio Grande do Sul, informa nesta sexta-feira reportagem de Graciliano Rocha, publicada pela Folha (a íntegra da reportagem está disponível para assinantes do UOL e do jornal).

Segundo a reportagem, na denúncia do Ministério Público Federal, a lista é mencionada como evidência do pagamento de subornos. Seria uma espécie de mapa da propina paga a funcionários do governo que ajudaram a montar um esquema de fraude a partir do superfaturamento de 40% dos valores cobrados para avaliar os candidatos a motorista.

O esquema no Detran, que jogou o governo da tucana Yeda Crusius em uma crise política e gerou uma CPI na Assembléia, teria desviado R$ 44 milhões entre 2003 e 2007.

Foi na empresa do empresário José Antônio Fernandes, dono da empresa Pensant Consultoria, que a PF apreendeu a planilha onde constam os pagamentos às empresas envolvidas na suposta fraude.

À reportagem, o advogado do empresário, Cyro Schmitz, afirmou que seu cliente pretende se manifestar sobre as acusações apenas em juízo. Schmitz disse que não comentaria a existência da planilha porque não teve acesso ao conjunto de documentos apresentados pelo Ministério Público Federal junto com a denúncia.

A reportagem está na Folha desta sexta-feira, que já está nas bancas.

Assine a Folha

Comentários dos leitores
Cassio Tavares (743) 01/12/2009 08h51
Cassio Tavares (743) 01/12/2009 08h51
Bem que o Senador Alvaro Dias já havia contado grande parte da sujeira há muitos anos atrás. E agora como fica ? Eu venho dizendo aqui há mais de 1 mes que o Sr. José Serra não vai aceitar a
" oferta " para ser candidato do partido a presidente em 2.010. Várias vezes eu fiz essa colocação aqui nesse forum. Lembram-se ? Agora que a sujeira dessa oposição começa a vir a tona, é que ele vai sair fora de vez. Ele não é louco. E o mensalão mineiro ? Mãe de todas as mães ainda será julgado esse ano no STF. Diante da profusão de provas que o Ministro Joaquim Barbosa apresentou, vamos ver no que vai dar. Ah, agora apareceu um presidente do Tucanolato lá em Brasília enfiado no meio dessa sujeira toda. E o Arruda hein, ameaçando girar a metralhadora para cima de muita gente. Diz ele que a prova é pARRUDA. Populaçao de Brasília, sai da frente que o ventilador vai ser ligado a qualquer hora. É dinheiro nas meias, nas CUECAS, e sabe lá mais onde.
3 opiniões
avalie fechar
Monica Rego (357) 30/11/2009 22h18
Monica Rego (357) 30/11/2009 22h18
Por favor não levantem o tapete dos tucanos demos pfl é muita sujeira os caras são orquestrado por daniel dantas o brilhante como diz fhc, e quando a imparcialidade da imprensa vingar ai sim estaremos rumo a verdadeira democracia ai minhas irmãs e irmãos penas de tucanos demos pfl vão voar!!! 2 opiniões
avalie fechar
O Pacificador (245) 26/11/2009 12h04
O Pacificador (245) 26/11/2009 12h04
"Servidores ameaçam greve contra plano de Yeda Crusius..."
Motivados por quem é contra a "meritocracia".
Que coisa horrível essa meritocracia, não é?
Aonde já se viu? Premiar quem trabalha mais, se esforça mais, supera metas...
Que coisa absurda...
O legal mesmo, para quem pensa assim, é a aquela imensa vala comum da mesmice...
Onde quem faz mais, é porque "quer aparecer"...
Tem gente, que ainda não percebeu que estamos no século XXI...
8 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1005)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca