Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/10/2002 - 20h24

Presidente do PT diz que governo será "mais amplo que a esquerda"

FÁBIO PORTELA
da Folha Online

O presidente do PT, deputado federal José Dirceu, comemorou na noite deste domingo a virtual vitória de Lula e disse que o partido terá de fazer um governo mais amplo que a esquerda, aglutinando outras forças políticas.

"O PT está propondo um governo de todos os brasileiros e vai compor um governo mais amplo que a esquerda, como nós sempre dissemos. Não será um governo apenas do PT. Vamos compor, inclusive, com personalidades da sociedade."

Dirceu disse ainda que Lula irá convidar os presidentes de todos os partidos políticos que têm representação no Congresso Nacional para conversar. "Reconhecemos que não vencemos a eleição sozinhos, e precisamos do apoio da sociedade", disse.

Segundo o líder petista, Lula tentará estabelecer diálogo inclusive com os partidos que formaram a base aliada do presidente Fernando Henrique Cardoso nos últimos oito anos, caso do PSDB, PFL e PMDB.

Na próxima terça-feira, Lula irá se encontrar com FHC para discutir o período de transição do governo. O presidente virtualmente eleito ainda não disse se tentará dar opiniões sobre as decisões da atual administração.

No dia seguinte, quarta-feira, começará a trabalhar a equipe de transição. "Queremos um conselho político que será coordenado pelo PT, mas todos os partidos que declararam apoio ao Lula no primeiro ou no segundo turno também serão ouvidos e consultados", disse José Dirceu.

A prioridade petista no início do governo será propor um novo pacto social no país. "O Lula está sereno e nós estamos absolutamente seguros de que o Brasil vai superar seus problemas nos próximos meses porque o Lula fará um novo pacto social."

ACOMPANHE a apuração em tempo real

Leia mais no especial Eleições 2002

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade