Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/10/2002 - 20h27

Para Paul Singer, vitória de Lula representa grande mudança

IANA COSSOY PARO
da Folha Online

O economista e professor da Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo Paul Singer disse à Folha Online que a virtual vitória de Lula representa uma grande mudança, com a chegada ao poder de forças novas, que há 14 anos eram a oposição.

O economista se disse cauteloso com relação aos resultados, preferindo esperar os resultados oficiais para considerar Lula presidente eleito. Caso Lula seja eleito, Singer afirmou que espera que com o novo governo haja "uma profunda distribuição de renda, reforma agrária e volta ao crescimento econômico". Segundo Singer, o novo governo terá mais proteção com relação às crises especulativas.

Para Singer, as eleições em dois turnos são uma grande vantagem da democracia, pois garantem a maioria absoluta que dá uma legitimidade fundamental ao presidente eleito. Além disso, a governabilidade de Lula é favorecida pelo apoio que terá de parlamentares, governadores e de forças políticas importantes, segundo o professor.

Singer não prevê uma "mudança muito profunda no panorama internacional". Ele diz que o governo de Fernando Henrique Cardoso já sinalizou um afastamento da situação do Brasil como "aliando incondicional" dos Estados Unidos, adotando uma política externa mais independente, principalmente com relação à Alca (Área de Livre Comércio das Américas), cuja negociação caberá ao próximo presidente.

ACOMPANHE a apuração em tempo real

Leia mais no especial Eleições 2002
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade