Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/10/2002 - 20h36

Com 92,32% dos votos apurados, Requião é o novo governador do Paraná

da Folha Online

O senador Roberto Requião (PMDB) já pode ser considerado governador eleito do Paraná. O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) já contabilizou 92,32% dos votos no Estado.

Requião foi deputado federal em 1983. Logo depois tornou-se prefeito de Curitiba, governador do Paraná antes de se eleger senador pelo Estado.

Até o momento, Requião soma 2,489 milhões de votos, o equivalente a 55% dos votos válidos.

Já o candidato do PDT, Alvaro Dias, aparece com 2,024 milhões de votos ou 44,86%. Mesmo que todos os demais votos sejam de Dias o resultado é irreversível.

Pesquisa boca-de-urna do Ibope realizada neste domingo indicou a vitória de Requião (PMDB) na disputa pelo governo do Paraná. Segundo o levantamento, o peemedebista deve obter 55% dos votos válidos.

Requião conseguiu reverter a panorama no Estado somente nas últimas pesquisas de intenção de voto. No primeiro turno, o mais votado foi o candidato Alvaro Dias (PDT), com 31,40%, contra 26,18% do adversário.

Voto dos candidatos
Alvaro Dias e Roberto Requião votaram pela manhã. Requião disse que espera uma transição civilizada da parte de Jaime Lerner e que procura o governador já amanhã. Ele confirmou Maurício Requião como secretário da Educação e Orlando Pessuti como secretário da Agricultura.

Alvaro Dias criticou o Ibope porque ontem à noite o instituto apontou a vitória de Requião. Disse que vai defender a proibição de pesquisas nas vésperas dos futuros pleitos. "O Ibope se comportou com desonestidade em muitas oportunidades."

Última pesquisa
A boca-de-urna mostra resultado parecido à última amostragem do Ibope no Paraná, entre os dias 25 e 26 de outubro, em que Requião aparecia com 54% dos votos válidos, contra 46% de Alvaro Dias.

O Ibope entrevistou cinco mil eleitores em 39 municípios paranaenses. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para cima ou para baixo.

Veja a página sobre a eleição no Paraná

ACOMPANHE a apuração em tempo real


Leia mais no especial Eleições 2002
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade