Publicidade

Publicidade
Brasil
23/06/2008 - 17h50

Chinaglia diz que não tem elementos para investigar deputados suspeitos de desvios

Publicidade

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse nesta segunda-feira que não há elementos suficientes para a Corregedoria Geral da Casa investigar os deputados João Magalhães (PMDB) e Adelmir Camilo (PDT), ambos de Minas Gerais. Os dois parlamentares são investigados pela Polícia Federal na Operação João de Barro,que apura desvio de recursos de obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

"Até o presente momento não há elementos para levar o assunto à investigação na Corregedoria Geral da Câmara", afirmou Chinaglia, informando ter sido comunicado pelo procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, de que policiais federais fariam diligências nos gabinetes dos dois deputados federais na última sexta-feira.

Magalhães e Adelmir tiveram seus gabinetes examinados na última sexta-feira por policiais federais. Documentos e computadores foram recolhidos dos gabinetes. Mas os dois deputados afirmam ser inocentes e negam envolvimento com as irregularidades.

Chinaglia disse que desconhece detalhes sobre o inquérito que envolve Magalhães e Adelmir e ressaltou que as investigações "correm em segredo de Justiça". O presidente da Câmara disse ainda que aguarda mais informações para tomar futuras providências.

Investigações

Conduzida pela PF, a Operação João de Barro investiga suspeitos de integrar um esquema de fraudes de contratos envolvendo desvio de dinheiro público destinado a obras realizadas em 119 localidades do Distrito Federal e de sete Estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Goiás e Tocantins.

Segundo as investigações, a polícia identificou que entre as obras algumas estavam incluídas no PAC. Pelas apurações iniciais, cerca de R$ 700 milhões foram liberados por intermédio de emendas parlamentares ou convênios com ministérios.

Chinaglia admitiu nesta segunda-feira que é necessário aprimorar determinados instrumentos relativos ao Orçamento Geral da União. Para o presidente da Câmara, uma das alternativas seria realizar leilões públicos para as concorrências e "evoluir" no critério de liberação de verbas para emendas de bancada. Mas não deu exemplos de como ocorreria essa evolução.

Segundo o petista, a tendência é de os parlamentares encontrarem meios que aperfeiçoem o sistema em vigência no que se refere ao orçamento da União.

Comentários dos leitores
Saulo Mundim Lenza (636) 29/11/2009 20h50
Saulo Mundim Lenza (636) 29/11/2009 20h50
O unico meio de coibir a roubalheira desse e de outros (des)governos é uma auditoria privada e independente.
O resto é tertulia flacida ad bovunim adormentare.
sem opinião
avalie fechar
Jean Piaget (22) 29/11/2009 19h05
Jean Piaget (22) 29/11/2009 19h05
Muitas pessoas sabem porque o Lulla quer esvaziar o Tribunal de Contas da União (TCU) e todos os demais órgãos de fiscalização do poder executivo (em minúsculas).
Os que não sabem, podem imaginar facilmente . . .
:(
sem opinião
avalie fechar
José Alberto (219) 29/11/2009 13h33
José Alberto (219) 29/11/2009 13h33
LULALA acorde 32% sobre gases estufa é muita coisa nesse momento, pois nós precisamos de expansão no agronegocio 20% sugeridos são mais do que sufientes, pois nenhum país evolui sem sacrificios pois os EUA a CHINA, O CANADA A INDIA E AONDE ESTAMOS INDO QUE É O NOSSO ORGÃO DE EVOLUÇÃO A AFRICA E DEVEMOS CONSIDERAR TUDO ISSO ANTES DE ACEITAR UMA CRITICA DE UM PAISINHO COMO A FRANÇA, QUE PERCENTE AO G9 POR SER MEDIOCRE, ELES TODOS SACRIFICARAM MUITAS DE SUAS TERRAS PARA SEREM OS PAISES CONSIDERADOS 1 MUNDO,MAS NÓS CAMINHAMOS PARA A MATURIDADE DE NOSSO PAIS E DE COMO VAMOS SER COMO BRASILEIROS, ENTÃO FAÇA UMA POLITICA QUE NÃO SEJA DESASTROSA PARA O NOSSO FUTURO POIS ALGUEM DO PT PODE NÃO SEI QUANDO ASSUMIR ESSA PASTA ENTÃO NÃO SÃO CRITICAS QUE RESOLVEM NOSSOS PROBLEMAS E SIM ATITUDES POSITIVAS....E QUEM CUIDA DO NOSSO PAIS SOMOS NÓS E NENHUM JACQUES COUSTEAU,POIS DEPOIS DAQUELAS PESQUISAS A FRANÇA SE ACHA DONA DE NOSSO PAÍS.... E QUER SÓ ELA EXPLORA-LO E NÃO NÓS POR ISSO TODA ESSA INGERENCIA E VC PRESTE ATENÇÃO É O MANDATARIO ENTÃO TOME ATITUDES POSITIVAS PARA NÓS.... sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (660)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca