Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/10/2002 - 22h58

No 2º turno, atual governador conquista reeleição em Roraima

da Folha Online

O atual governador de Roraima, Flamarion Portela (PSL), 48, venceu o 2º turno das eleições e continua à frente do governo do Estado.

Com 96,26% das urnas apuradas no Estado, Portela conseguiu 53,4% dos votos válidos, o equivalente a 83.441 votos. O brigadeiro da reserva Ottomar Pinto (PTB) obteve 46,6% (72.801 votos).

Foi invertido o resultado do primeiro turno, o mais disputado do país, no qual Portela ficou em segundo lugar por uma diferença de apenas 923 votos.

Portela assumiu o posto de Neudo Ramos, candidato ao Senado, em abril passado, e disputou desde o início da campanha os votos com o ex-governador Ottomar Pinto (PTB).

Mesmo em um partido nanico, Portela conquistou a eleição por causa da gama de coligações em torno do seu nome, que contou com apoios do PT, PL e do PFL.

Nascido no Ceará, Portela chegou a Roraima em 1983 e começou a se dedicar à vida pública.

Foi vereador na capital Boa Vista, passou pela Companhia Energética do Estado, ocupou a Secretaria Estadual de Obras e de Educação e, em 1998, se elegeu vice-governador na chapa encabeçada por Neudo Campos.

Durante a campanha eleitoral, Portela enfrentou acusações de desvio de verbas na folha de pagamentos do governo do Estado, a chamada "Operação Gafanhoto".

Mais de 700 processos foram movidos desde 5 de julho na Justiça Eleitoral de Roraima, que teve o primeiro turno mais acirrado do país -a diferença foi de apenas 923 votos. A campanha foi marcada por denúncias.

Veja a página especial de Roraima

Veja também o especial Eleições 2002
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade