Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/10/2002 - 21h33

PT tem metas a perseguir antes da posse, diz assessor econômico

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

O assessor econômico do PT, Guido Mantega, disse que o partido tem algumas metas a perseguir antes da posse de Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2003.

Entre as principais metas estão a votação do artigo 192 da Constituição, que dá autonomia operacional ao Banco Central, e a retomada do projeto de reforma tributária do deputado federal Mussa Demes (PFL-PI), que acaba com a cobrança de impostos em cascata.

Para viabilizar a aprovação dessas duas medidas, Lula deve se reunir com todos os governadores do país, pois o projeto de reforma tributária também acaba com a guerra fiscal entre os Estados.

Segunda Mantega, a aprovação do artigo 192, que dá autonomia operacional ao Banco Central, deve dar tranquilidade ao mercado financeiro, pois assegurará um governo de transição pacífico a Lula.

O economista disse que a proposta do PT é garantir a autonomia do Banco Central, mais focada ao modelo inglês do que ao norte-americano.

No modelo norte-americano, o Banco Central tem autonomia total. Já no inglês, o governo define metas que devem ser seguidas, e o Banco Central se esforça para cumpri-las.

Acompanhe a apuração nos Estados

Acompanhe a apuração para a Presidência

Veja também o especial Eleições 2002
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade