Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/10/2002 - 22h02

Prioridade do PT é controlar inflação, diz Mantega

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

O assessor econômico do PT, Guido Mantega, disse que o controle da inflação será uma das principais metas do futuro governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Para garantir a tranquilidade do mercado e a confiança do governo petista, Mantega afirmou que Lula pretende dar autonomia operacional para o Banco Central por meio do artigo 192 da Constituição.

Segundo Mantega, essa medida já será um remédio para acalmar o humor do mercado e eventuais especulações sobre o governo petista.

Mantega afirmou que Lula ou um de seus emissários deverá viajar para os Estados Unidos em uma data ainda não agendada para começar a tratar de "assuntos importantes" como a inserção do Brasil na Alca.

Segundo Mantega, o tema da autonomia operacional do BC já estava sendo defendido dentro do PT há seis meses e só não era levado a público por "não ser um assunto muito popular".

"O BC independente vai dar mais tranquilidade ao mercado de que a inflação não vai votar e o Banco Central com controle operacional pode dar mais garantia que o controle da inflação será prioridade do nosso governo."

A assessoria de Lula informou que, a partir de terça-feira, depois do anúncio do comando da equipe de transição, o presidente eleito deve tirar alguns dias e folga para depois se juntar à Comissão de Coordenação política do governo de transição.

Neste meio tempo, a coordenação política de Lula agendará viagens do presidente eleito para outros países. A prioridade do PT é visitar a Argentina.


Veja também o especial Governo Lula

Veja também o especial Eleições 2002

Acompanhe a apuração nos Estados

Acompanhe a apuração para a Presidência
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade