Brasil
25/06/2008 - 08h28

Ciro critica petista e diz que cidade é "puteiro a céu aberto"

KAMILA FERNANDES
da Agência Folha, em Fortaleza

Ao fazer críticas à gestão da petista Luizianne Lins na Prefeitura de Fortaleza, o deputado federal e presidenciável Ciro Gomes (PSB) afirmou que a cidade virou "um puteiro a céu aberto". A fala foi veiculada em um programa de TV local, gravado e transmitido no último sábado para todo o Ceará. Em resposta, Luizianne disse a jornais que Ciro ofendia as mulheres e as prostitutas da cidade.

A troca de farpas antes do início oficial da campanha eleitoral dá idéia de como será o tom da disputa. De um lado, Luizianne busca a reeleição cercada de apoiadores, entre eles o próprio PSB de Ciro. De outro, estão quatro adversários, incluindo a senadora Patrícia Saboya (PDT), ex-mulher do deputado. Mesmo sendo de um partido que apóia a petista, Ciro já afirmou que participará da campanha de Patrícia. Os demais candidatos são Moroni Torgan (DEM), Adahil Barreto (PR) e Renato Roseno (PSOL).

Ciro falou ao programa "Primeiro Plano", da TV Jangadeiro, afiliada do SBT no Ceará -a emissora é do senador Tasso Jereissati (PSDB), que também apóia Patrícia Saboya.

Ao ser questionado sobre a gestão Luizianne, Ciro afirmou que não estava gostando do que tem acontecido na cidade, mas que não queria "tributar" a culpa a Luizianne. "Mas Fortaleza, de um tempo para cá, está sofrendo todo tipo de constrangimento de uma cidade grande, estamos sem funcionalidade, não temos estratégia. Nós já fomos o principal destino turístico brasileiro e viramos um puteiro a céu aberto, em coisas que custam uma fortuna para reestruturar", afirmou Ciro.

"Nada contra as prostitutas, que têm todo o direito de exercitar sua atividade. Estou falando da deterioração do tecido urbano", disse ele, que criticou o trânsito e a falta de sinalização. Fortaleza é uma das capitais brasileiras onde mais é visto o turismo sexual internacional --um de seus bairros mais tradicionais, a praia de Iracema, é repleta de bares e boates que estimulam a prostituição.

Ontem a Folha procurou Ciro, mas sua secretária afirmou que ele estava em viagem.

Em fevereiro, em discussão com a atriz Letícia Sabatella sobre a transposição do rio São Francisco, ele disse: "Eu, ao meu jeito, escolhi a opção de meter a mão na massa, às vezes suja de cocô, às vezes, mas minha cabeça, não, meu compromisso, não", ao se comparar com a ação da atriz.

Comentários dos leitores
M Mig (522) 06/10/2008 11h26
M Mig (522) 06/10/2008 11h26
Curioso é que justamente uma candidata do PT que não teve apoio de lula ganhou no primeiro turno candidatos que tiveram apoio do presidente foram para segundo turno ou nem passaram do primeiro. Isso torna bastante questionável é a tal popularidade do deus-sapo... ele quis mostar força (entre outras coisas) dando apoio a candidatos do PT na verdade mostrou uma fraqueza inesperada.
COMO EU SEMPRE DIGO, CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS!!! E OS FATOS ESTÃO APARECENDO ATRAVES DAS URNAS!!
16 opiniões
avalie fechar
M Mig (522) 06/10/2008 11h25
M Mig (522) 06/10/2008 11h25
Srs.
Aconteceu o que a lógica já mostrava, KASSAB e marta para o segundo turno. O que a lógica não mostrava é o fraco desempenho da petista, a realidade contraria os dados divulgados nos resultados das pesquisas e ontem, em entrevista coletiva, marta foi questionada justamente sobre essa diferença e a candidata se esquivou para não dar a resposta.
É claro que aconteceu o que muitos já escreviam em posts, as pesquisas foram manipuladas para a petista tentar captar os votos daqueles que pensam que eleição é corrida de cavalos e o ato de votar é uma aposta. Felizmente a tática não funcionou na proporção esperada pelo PT.
A primeira parte do recado já foi dada, São Paulo não quer a martaxa na prefeitura... e KASSAB (apesar de eu normalmente não cantar vitória antes do tempo) já tem postura de vitorioso e com razão.
O sr lula deve ter algum cargo de ministra para a tia marta ... pois ela vai voltar as férias remuneradas (como ministra) da qual ela saiu o para disputar a eleição.
16 opiniões
avalie fechar
Márcio Costa Lima (3) 06/10/2008 11h18
Márcio Costa Lima (3) 06/10/2008 11h18
Alguns comentários desta seção e até mesmo alguns s analistas políticos, deveriam considerar a hipótese de examinar as eleições em SP do seguinte ângulo:
O desempenho de Marta foi o esperado. Tinha nas pesquisas 35% das intenções de voto, inclusive na boca de urna. Ficou com quase 33%, dentro da margem de erro. Kassab beneficiou-se da migraçao dos votos de Alckimin, que, que tina 27% e terminou com 22%. O desempenho pífio do deste e do PSDB dividido, e como sempre, em cima do muro.
13 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (6219)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca