Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2002 - 09h32

Simão Jatene vence no Pará e mantém PSDB no poder

da Folha Online

O governador eleito no 2º turno no Pará, Simão Jatene, venceu a petista Maria do Carmo na disputa estadual e mantém o seu partido, o PSDB, no comando do Estado. Durante a campanha, foi apoiado pelo governador do Estado, o tucano Almir Gabriel.

Jatene venceu a disputa por uma pequena margem de diferença - com quase 97% das urnas apuradas, tinha 51,8% dos votos, contra 48,1% de Maria do Carmo.

Candidato "oficial" no Estado, Jatene teve sua candidatura cassada em 27 de setembro sob a acusação de uso da máquina a seu favor.

Jatene teria utilizado aviões do governo para sua campanha e deslocado servidores públicos para agir como seus cabos eleitorais. No TRE-PA (Tribunal Regional Eleitoral), Jatene conseguiu reverter a cassação por 4 votos a 1.

O tucano vai herdar um Estado com sério problema de desemprego - há 400 mil pessoas nessa situação - e recordista em casos de trabalhadores escravos.

Simão Jatene nasceu em Castanhal, no Pará, e participou do movimento estudantil na década de 60. Em 1973, o candidato formou-se em Economia pela UFPA (Universidade Federal do Pará) e obteve mestrado na matéria pela Unicamp (Universidade de Campinas), dando aulas na universidade em que se graduou.

O governador eleito foi secretário de Planejamento nos períodos de 1982 a 1985 e de 1995 a 1998, nunca tendo disputado uma eleição.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página