Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2002 - 13h48

Lula faz discurso em São Paulo sobre futuro governo petista

da Folha Online

O presidente eleito da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), faz nesta tarde o seu primeiro pronunciamento à nação no Hotel Intercontinental, na zona sul de São Paulo.

Lula lê um discurso intitulado "Compromisso com a Mudança". Ele agradeceu os apoios que teve na campanha, como o dos ex-presidentes José Sarney e Itamar Franco e de dois candidatos derrotados na corrida presidencial, Anthony Garotinho (PSB) e Ciro Gomes (PPS), e fez referências ainda à votação que recebeu - com cerca de 53 milhões de votos.

"Um novo governo está nascendo", afirmou Lula durante o pronunciamento. Em seguida, afirmou que o combate à fome será a tônica do início de seu mandato na Presidência.

Segundo André Singer, porta-voz da campanha do PT à Presidência, o presidente eleito já recebeu várias ligações e mensagens de autoridades, chefes de Estado e ex-presidentes de vários países do mundo, entre elas da Argentina, Cuba, Chile, Espanha, Venezuela, México, Portugal, Argentina, Itália, Ucrânia, Suécia, Inglaterra e Alemanha.

O primeiro-ministro Tony Blair, do Reino Unido, ligou pela manhã. George W. Bush, presidente dos Estados Unidos, deve ligar ainda hoje.

Lula passou parte da manhã reunido com assessores, no comitê central de sua campanha, onde recebeu os cumprimentos das autoridades nacionais e estrangeiras.

A coletiva de Lula está sendo acompanhada por cerca de mil jornalistas da imprensa brasileira e internacional. O presidente eleito está acompanhado de sua mulher, Marisa, do vice de sua chapa, José Alencar (PL), do presidente nacional do PT, José Dirceu, e de outras lideranças do se partido.

Veja também o especial Governo Lula

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade