Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2002 - 12h51

Abstenção sobe para 20,45% no segundo turno, diz TSE

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

A decisão das eleições para governador já no 1º turno em 14 Estados acabou provocando uma elevação no índice de abstenções na votação realizada ontem em todo o país para a Presidência da República e para governador em 12 Estados e no Distrito Federal.

Segundo o presidente do TSE, ministro Nelson Jobim, a média nacional de abstenções ficou em 20,45%, contra 17,74% registrados no primeiro turno.

O maior percentual de faltosos no segundo turno foi registrado no Maranhão, com 34,28% de abstenções, seguido pelo Amazonas (29,74%) e Bahia (29,48%).

O número de votos brancos e nulos, no entanto, diminuiu do primeiro para o segundo turno. O número de eleitores que anularam o voto passou de 7,36% no primeiro turno para 4,12% no segundo. Os votos brancos, que atingiram 3,03% do total no dia 6 de outubro, somaram apenas 1,88% ontem.

Jobim destacou que a totalização dos votos ainda está atrasada no Mato Grosso, Pará e Acre devido à dificuldade de transporte das urnas, que estão sendo levadas de avião ou helicóptero. No caso do Acre, o veículo que levaria a urna ao local de totalização capotou.

Veja também o especial Governo Lula
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade