Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2002 - 13h36

TSE proclama hoje resultado parcial das eleições presidenciais

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

O resultado parcial das eleições presidenciais será proclamado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral em seção marcada para o início da noite de hoje, às 19h. O ministro Nelsom Jobim, considerou as eleições deste ano "extraordinariamente bem sucedidas", sem problemas de "relevância".

Após a proclamação dos resultados, o TSE aguardará a prestação de contas dos partidos políticos para a diplomação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) novo presidente da República.

Apesar de essa diplomação poder ocorrer até 19 de dezembro, quando começa o recesso do Judiciário, a expectativa de Jobim é a de que ela ocorra entre o final de novembro e o início de dezembro.

Ele voltou a elogiar os sistemas de votação e apuração eletrônicos, que permitem a obtenção de resultados de mais de 90 milhões de votos em menos de 12 horas, o que não acontece em nenhum outro lugar do mundo.

Sobre a reação dos candidatos diante do resultado das urnas, Jobim afirmou que, no sistema eletrônico, a "morte é súbita", referindo-se à ausência do prazo que existia no passado, em que ia sendo "construída a vitória e a derrota ao longo de dez dias [de apuração]".

Veja também o especial Governo Lula
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade