Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2002 - 15h03

PT terá conflitos para fugir da subordinação do FMI, diz deputado

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

O deputado federal Ivan Valente (PT-SP) já sinalizou hoje que o futuro governo de Luiz Inácio Lula da Silva enfrentará problemas para fugir da pressão do FMI e do mercado financeiro internacional.

Segundo ele, existe um conflito de interesses entre o capital especulativo internacional e a grande massa da população que ajudou a eleger Lula.

Este conflito, na opinião do deputado, fará com que o futuro governo de Lula seja pressionado por dois lados opostos. Ele defende que a massa popular que representa o conjunto do eleitorado se sobreponha aos interesses internacionais para provocar mudanças no governo do país.

"Existe um conflito real de interesses para acomodar o PT no mesmo estilo de governo social-democrático implantado por Fernando Henrique Cardoso", disse Valente, que é considerado um dos integrantes da ala radical do PT.

Diferentemente do discurso pacificador do presidente nacional do PT, José Dirceu, e do coordenador de programa do partido, Antonio Palocci, Valente é favorável a uma revisão dos contratos internacionais como o assinado com o FMI.

Segundo ele, o PT tem legitimidade para iniciar um movimento de mudança de modelo econômico e essa legitimidade foi dada por meio do voto popular.

O deputado disse que as mudanças não significam uma ruptura com o FMI, mas uma alteração nas relações entre o governo e as instituições internacionais.

Segundo ele, o PT nasceu da vontade popular de mudar os modelos já instituídos e não deve se subordinar às vontades do capital internacional.

O deputado criticou a participação de representantes do PL, partido do vice de Lula, José Alencar, no futuro governo. Segundo ele, o PL não tem a mesma história e a mesma vocação para mudanças que o PT.

Leia mais:

  • Lula elogia FHC e diz que imparcialidade contribuiu para eleição

  • Lula faz discurso em São Paulo sobre futuro governo petista

    Veja também o especial Governo Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade