Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2002 - 15h17

EUA esperam "forte colaboração" com governo Lula

da France Presse, em Washington

Os Estados Unidos esperam ter uma "forte colaboração" com o governo do presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A informação foi dada em comunicado divulgado hoje pelo governo.

"Esperamos construir uma forte colaboração com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e sua administração", diz a nota. O governo cumprimentou Lula e disse que o país é "um sócio importante e essencial" no hemisfério norte.

Na nota, os Estados Unidos se comprometeram a manter "excelentes relações" com o governo e o povo brasileiros. Segundo o governo americano, representantes daquele país esperam se reunir o mais rápido possível e trabalhar em parceria com Lula para "criar um hemisfério próspero e democrático baseado nos valores compartilhados e respeito mútuo".

Política econômica
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Paul O'Neill, comemorou o fim da incerteza eleitoral no Brasil após a vitória de Lula. Ele disse esperar que o governo Lula mantenha a política econômica da administração do presidente Fernando Henrique Cardoso.

"O secretário está certo de que a incerteza terminou. Temos todas as razões para acreditar que o novo governo cumprirá com seu compromisso de manter as políticas econômicas da administração anterior", disse a porta-voz da secretaria, Michele Davis, em comunicado.

Ontem, o porta-voz da Casa Branca, Ari Fleischer, enviou uma mensagem a Lula na qual o presidente George W. Bush parabeniza o petista pela vitória.

"Bush parabeniza o vencedor das eleições e espera trabalhar de maneira produtiva com o Brasil", disse Fleischer.

Questionado se Lula poderia impulsionar a recuperação da maior economia da América do Sul, Fleischer foi cauteloso e disse que o governo americano observará os passos da administração petista.


Veja também o especial Governo Lula
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade