Publicidade

Publicidade
Brasil
03/07/2008 - 10h00

Comissão derruba regra que agilizaria liberações para PAC

Publicidade

da Folha de S.Paulo, em Brasília

Acordo entre governo e oposição derrubou ontem uma proposta que permitiria ao Executivo, no próximo ano, tocar as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) sem necessidade de aprovação do Orçamento pelo Congresso.

A regra havia sido incluída no projeto de LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2009 pela relatora do texto, senadora Serys Slhessarenko (PT-MT). Previa-se que, caso o ano fosse iniciado sem lei orçamentária aprovada e sancionada, as verbas destinadas ao PAC poderiam ser liberadas à proporção de um doze avos por mês --um ritmo muito superior ao efetivamente empregado pelo governo, que não consegue investir todo o dinheiro reservado ao programa.

Os oposicionistas não aceitaram a proposta, que, na prática, reduzia a importância das negociações com deputados e senadores para a aprovação do Orçamento.

A alteração do texto viabilizou a aprovação do texto-base da LDO pela Comissão de Orçamento do Congresso. A votação em separado das propostas de modificação ficou para hoje.

Na versão original do projeto, elaborada pela área econômica do governo Lula, pretendia-se autorizar, em caso de atraso da lei orçamentária, a execução de 25% do valor destinado a cada ação. Mas o texto aprovado acabou praticamente igual ao de anos anteriores, com a liberação apenas dos gastos de caráter obrigatório e permanente --como pessoal e programas sociais-- e outros considerados urgentes. Uma novidade deste ano foram os investimentos das empresas estatais.

Depois de aprovada pela comissão, a LDO ainda precisa passar por votação conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado, obrigatoriamente antes do recesso parlamentar. Ela estabelece os princípios para a elaboração do Orçamento de 2009, cujo projeto será enviado ao Congresso em agosto.

Comentários dos leitores
Saulo Mundim Lenza (636) 29/11/2009 20h50
Saulo Mundim Lenza (636) 29/11/2009 20h50
O unico meio de coibir a roubalheira desse e de outros (des)governos é uma auditoria privada e independente.
O resto é tertulia flacida ad bovunim adormentare.
sem opinião
avalie fechar
Jean Piaget (22) 29/11/2009 19h05
Jean Piaget (22) 29/11/2009 19h05
Muitas pessoas sabem porque o Lulla quer esvaziar o Tribunal de Contas da União (TCU) e todos os demais órgãos de fiscalização do poder executivo (em minúsculas).
Os que não sabem, podem imaginar facilmente . . .
:(
sem opinião
avalie fechar
José Alberto (219) 29/11/2009 13h33
José Alberto (219) 29/11/2009 13h33
LULALA acorde 32% sobre gases estufa é muita coisa nesse momento, pois nós precisamos de expansão no agronegocio 20% sugeridos são mais do que sufientes, pois nenhum país evolui sem sacrificios pois os EUA a CHINA, O CANADA A INDIA E AONDE ESTAMOS INDO QUE É O NOSSO ORGÃO DE EVOLUÇÃO A AFRICA E DEVEMOS CONSIDERAR TUDO ISSO ANTES DE ACEITAR UMA CRITICA DE UM PAISINHO COMO A FRANÇA, QUE PERCENTE AO G9 POR SER MEDIOCRE, ELES TODOS SACRIFICARAM MUITAS DE SUAS TERRAS PARA SEREM OS PAISES CONSIDERADOS 1 MUNDO,MAS NÓS CAMINHAMOS PARA A MATURIDADE DE NOSSO PAIS E DE COMO VAMOS SER COMO BRASILEIROS, ENTÃO FAÇA UMA POLITICA QUE NÃO SEJA DESASTROSA PARA O NOSSO FUTURO POIS ALGUEM DO PT PODE NÃO SEI QUANDO ASSUMIR ESSA PASTA ENTÃO NÃO SÃO CRITICAS QUE RESOLVEM NOSSOS PROBLEMAS E SIM ATITUDES POSITIVAS....E QUEM CUIDA DO NOSSO PAIS SOMOS NÓS E NENHUM JACQUES COUSTEAU,POIS DEPOIS DAQUELAS PESQUISAS A FRANÇA SE ACHA DONA DE NOSSO PAÍS.... E QUER SÓ ELA EXPLORA-LO E NÃO NÓS POR ISSO TODA ESSA INGERENCIA E VC PRESTE ATENÇÃO É O MANDATARIO ENTÃO TOME ATITUDES POSITIVAS PARA NÓS.... sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (660)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca