Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2002 - 09h42

"PSDB não deve fazer com Lula o que o PT fez comigo", diz FHC

FÁBIO PORTELA
da Folha Online

O presidente Fernando Henrique Cardoso espera que o seu partido, o PSDB, faça uma "oposição madura" ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos próximos quatro anos. "Temos que dar toda a chance do novo governo mostrar a que veio", disse o presidente.

Reuters

FHC e Lula se encontram
Segundo FHC, os tucanos devem ficar na oposição, mas não podem fechar as portas ao diálogo e ao entendimento com o novo presidente. Esta postura sectária, segundo ele, foi adotada pelo próprio PT nos últimos oito anos.

"A oposição votava maciçamente contra o governo, mesmo que o projeto em discussão fosse bom para o país", reclamou o presidente durante entrevista que concedeu nesta quarta-feira à rádio CBN.

FHC disse que não gostaria de ver um clima de revanche entre os dois partidos durante o novo governo. "Eu espero que o PSDB não faça com o PT o que o PT fez comigo", resumiu.

O resultado das eleições do último domingo, diz o presidente, deve servir como indicativo de que os partidos que estiverem na oposição precisam ter mais responsabilidade na hora de discutir os rumos da nação.

"Assim como nós estamos amadurecendo em tudo, temos que amadurecer também como oposição. Temos que saber enfrentar o governo de maneira responsável e madura", disse ele.

Segundo FHC, os tucanos não têm o perfil de "oposição raivosa": "O PSDB tem responsabilidade para com o país, tem uma visão do Brasil e se o novo governo tiver projetos de acordo com essa visão, temos que apoiar."

Veja também o especial Governo Lula


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade