Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2002 - 18h14

Embaixadora dos EUA se reúne com Lula e mantém tom conciliador

CARLOS FERREIRA
da Folha Online

A embaixadora norte-americana Donna Hrinak esteve reunida na tarde de hoje por mais de uma hora com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT)no comitê de campanha do petista. Questionada se a imagem do novo presidente ainda assusta os Estados Unidos, ela respondeu que "o mercado ainda está esperando, mas a perspectiva é muito boa".

Donna, que solicitou a audiência com Lula, veio parabenizar o novo presidente e deixou a mensagem de que deseja que o Brasil e os Estados Unidos mantenham a "melhor relação possível". A embaixadora usava um terninho vermelho.

"Desejamos que as relações se mantenham em ótimo estado. Somos os parceiros essenciais do Brasil e o Brasil é o nosso parceiro essencial. Temos laços em várias áreas, os dois países são muito grandes", comentou Donna.

A embaixadora disse que tratou de vários assuntos, como a transição do governo, a Alca e o encontro de Lula com George W. Bush. "Estamos falando de uma possibilidade do presidente eleito ir aos Estados Unidos. Também esperamos receber membros da equipe de Lula".

Sobre a Alca a embaixadora disse que os Estados Unidos esperam negociações duras com o Brasil e com os outros membros. "Os Estados Unidos não chegam com o "padrão fixo", um país deve fazer isto ou aquilo. Vamos discutir pontos como este em uma reunião em Quito, no Equador. Esta reunião não vai incluir somente o governo, mas também o setor privado".

Segundo a embaixadora, os Estados Unidos esperam estreitar ainda mais relações não apenas no sentido econômico. "Precisamos ter mais conversas entre os dois Congressos [dos Estados Unidos e do Brasil]".


Veja também o especial Governo Lula
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade