Brasil
07/07/2008 - 09h15

Corretor de imóveis rurais diz que busca por terra aumentou no MS

da Folha de S.Paulo, em Brasília

Apontado pelos produtores sul-mato-grossenses como o principal corretor de imóveis rurais do Estado, Eugênio Peron, 64, afirma que nos últimos meses têm "aumentado muito" a procura de terras por estrangeiros.

Segundo ele, a maioria dos interessados são representantes de fundos de investimento em busca de negócios com soja, álcool, gado e biodiesel.

"Tem aumentado muito [a procura de estrangeiros], principalmente nos últimos 60, 90 dias", afirma Peron. "Estou aguardando um grupo de uruguaios, um pessoal da Grécia. Tem ainda argentinos, americanos, australianos, gente de Portugal e Espanha".

Há 16 anos na área, Peron reclama das minúcias dos grupos estrangeiros, que, em geral, somente fecham negócio após seguidas rodadas de visitas às áreas e de inúmeras ponderações sobre riscos ao novo negócio.

Para João Bosco Alteiro Leal, presidente no MNP (Movimento Nacional de Produtores), a chegada de estrangeiros a Mato Grosso do Sul é bem-vinda. "Isso é muito legal, desde que não envolva a questão da nossa soberania."

Comentários dos leitores
Diógenes Pereira da Silva (43) 02/10/2008 20h40
Diógenes Pereira da Silva (43) 02/10/2008 20h40
Tratar como desonesto alguém que é sabidamente honesto significa limitar ou até suprimir o benefício que se pode obter de um conjunto de fatores concretos, mas que por uma questão ou outra vem sendo massacrado pelos princípios vis cominado no cotidiano dos brasileiros. Ultimamente e diante os resultados dos acontecimentos recentes, tenho-me questionado sobre o que significa honestidade. Se o partido do Delegado Protógenes é mesmo o da honestidade. Certamente ele não tem pretensão política. Pois honestidade é uma palavra que não faz parte do dicionário de muitos políticos brasileiros! sem opinião
avalie fechar
Gamarra R (96) 02/10/2008 11h13
Gamarra R (96) 02/10/2008 11h13
ASSENTAMENTOS DO INCRA REPRESENTA 44% DOS DESMATAMENTOS NO PAÍS!
CADÊ O DEVER DE CASA SR. LULA & MINC?"
2 opiniões
avalie fechar
Sudeste/ sudestino (68) 01/10/2008 22h26
Sudeste/ sudestino (68) 01/10/2008 22h26
O Brasil produz 200 milhões de toneladas de grãos.
Eu pergunto quantas toneladas foram produzidas pelos índios? Resposta: nenhuma.
A Funai, esta organização "estrangeira" quer as terras do Brasil para atrasar o desenvolvimento do Brasil, africanizar, bolivizar o Brasil.
Eu quero ver quando todo as as terras do Brasil estiverem em mãos indígenas se haverá produção.
Haverá sim uma castra de pessoas, que sem trabalhar, arrendarão as terras do Brasil aos não indios para produzirem, serão os xeques das terras, trilionáros SEM TRABALHAR.
Esse cafezinho e pãozinho que você toma aí de manhã foi produzido por agricultores que ocuparam, tomaram posse (posseiros) desmataram, produziram e fizeram o Brasil.
Desmataram, até porque trigo, café, cana-de-açucar, soja SÃO VEGETAIS e respiram igualmente às árvores e PRODUZEM ALIMENTOS
4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (480)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca