Publicidade

Publicidade
Brasil
11/07/2008 - 10h15

Justiça multa candidato por propaganda antecipada no Orkut

Publicidade

PABLO SOLANO
da Agência Folha

A página no Orkut do estudante universitário Evandro Stein, 27, rendeu R$ 21.280 de multa por propaganda antecipada. Ele concorre pelo PP à Câmara de Blumenau (160 km de Florianópolis).

Stein registrou "Evandro 2008" no começo do ano como sua identificação de usuário no site de relacionamentos. Para o promotor eleitoral Flávio Duarte de Souza, o ato foi propaganda antecipada, já que as campanhas só poderiam começar em 6 de julho.

Uma foto com o ex-governador catarinense Esperidião Amin, a principal liderança do PP no Estado, também foi considerada como propaganda antecipada. Para Souza, a imagem foi publicada para apresentar uma suposta influência política do candidato.

Para subsidiar a representação à Justiça Eleitoral, o promotor também se baseou na troca de recados do candidato com amigos, que se referiam a ele como "candidato" ou "vereador".

O candidato afirma que o nome de usuário "Evandro 2008" era uma referência ao "bom momento de sua vida", o que inclui a candidatura e a formatura no curso de publicidade e propaganda. Stein, que recorre da multa, também contesta a interpretação sobre a publicação da foto com Amin. Diz que somente exerceu sua "liberdade de expressão".

Já as mensagens que citavam as eleições, afirma o candidato, eram apenas "brincadeiras de amigos" que sabiam do lançamento da candidatura.

A página no Orkut foi reformulada após notificação da Justiça Eleitoral. As comunidades "Fora Lula" e "Comunistas, Cuba os espera" estão entre as poucas referências atuais à política.

Comentários dos leitores
Igor Bevilaqua (731) 25/11/2009 11h39
Igor Bevilaqua (731) 25/11/2009 11h39
Afinal de contas o Amazonino Mendes é no estado do Amazonas o mesmo homem poderoso que o Sarney é no Maranhão e no Acre..., tem razão do "TSE" dar carta branca para que continuem "comprando votos" e recebendo "presentinhos e doações" de empresas interessadas nos cofres do estado..., o estado do Amazonas não foge hora nenhuma às regras brasileiras de corrupção. sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1426) 29/10/2009 21h00
Luís da Velosa (1426) 29/10/2009 21h00
Vamos aguardar o julgamento do caso Battisti pelo Supremo Tribunal Federal - STF. Isso é o correto. Não somos juízes e, se nos arvorarmos a sermos, será uma impropriedade, uma temeridade. sem opinião
avalie fechar
Washington Marques (108) 29/10/2009 13h53
Washington Marques (108) 29/10/2009 13h53
NÃO SE PODIA ESPERAR OUTRA COISA DO SENADO FEDERAL SE NÃO A DESOBEDIENCIA JUDICIAL. O QUE SE ESPERAR DE UMA INSTITUIÇÃO QUE FAZ APOLOGIA A DESOBEDIENCIA JUDICIAL E A DESORDEM TOTAL. O QUE SE ESPERAR DE UMA INSTITUIÇÃO QUE TEM A FINALIDADE DE LEGISLAR E FISCALIZAR, PRATICA NEPOTISMO EXPLICITO, DESCARADO A PONTO DE DESOBEDECER UMA ORDEM JUDICIAL (DA SUPREMA CORTE DESTE PAÍS).
SRES. SENADORES A PERGUNTA É: O QUE VOCES ESTÃO FAZENDO COM A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA ? E ONDE VOCES QUEREM CHEGAR COM TANTOS ABSURDOS ??
2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (8158)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca