Justiça multa candidato por propaganda antecipada no Orkut
PABLO SOLANO
da Agência Folha
A página no Orkut do estudante universitário Evandro Stein, 27, rendeu R$ 21.280 de multa por propaganda antecipada. Ele concorre pelo PP à Câmara de Blumenau (160 km de Florianópolis).
Stein registrou "Evandro 2008" no começo do ano como sua identificação de usuário no site de relacionamentos. Para o promotor eleitoral Flávio Duarte de Souza, o ato foi propaganda antecipada, já que as campanhas só poderiam começar em 6 de julho.
Uma foto com o ex-governador catarinense Esperidião Amin, a principal liderança do PP no Estado, também foi considerada como propaganda antecipada. Para Souza, a imagem foi publicada para apresentar uma suposta influência política do candidato.
Para subsidiar a representação à Justiça Eleitoral, o promotor também se baseou na troca de recados do candidato com amigos, que se referiam a ele como "candidato" ou "vereador".
O candidato afirma que o nome de usuário "Evandro 2008" era uma referência ao "bom momento de sua vida", o que inclui a candidatura e a formatura no curso de publicidade e propaganda. Stein, que recorre da multa, também contesta a interpretação sobre a publicação da foto com Amin. Diz que somente exerceu sua "liberdade de expressão".
Já as mensagens que citavam as eleições, afirma o candidato, eram apenas "brincadeiras de amigos" que sabiam do lançamento da candidatura.
A página no Orkut foi reformulada após notificação da Justiça Eleitoral. As comunidades "Fora Lula" e "Comunistas, Cuba os espera" estão entre as poucas referências atuais à política.
Leia mais
- PT do B estava inscrito em duas coligações rivais em Mato Grosso
- Aécio e Pimentel são as estrelas do comício de Lacerda em Belo Horizonte
- Marta volta a criticar restrição de caminhões implantada por Kassab
- Marta quer reduzir pela metade déficit habitacional em SP
- Alckmin evita polêmica sobre participação de tucanos na campanha de Kassab
- Maluf é hostilizado durante corpo-a-corpo em SP e evita falar sobre prisão de Pitta
Livraria da Folha
- Livro explica como o marketing eleitoral influencia as eleições; leia capítulo
- Livro investiga como o eleitor brasileiro define seu voto
- André Singer relata em livro formação do Partido dos Trabalhadores; leia introdução
- Livro de Eliane Cantanhêde explica a origem do DEM
- Obras da série "Folha Explica" discutem política e eleições
Especial



avalie fechar
avalie fechar
SRES. SENADORES A PERGUNTA É: O QUE VOCES ESTÃO FAZENDO COM A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA ? E ONDE VOCES QUEREM CHEGAR COM TANTOS ABSURDOS ??
avalie fechar