Publicidade

Publicidade
Brasil
11/07/2008 - 12h52

CPI do Grampo quer convocar Dantas e Nahas para falar sobre escutas

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

A CPI das Escutas Telefônicas da Câmara quer convocar o banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, o investidor Naji Nahas, o ex-ministro Luiz Gushiken e o ex-deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) para prestar depoimentos sobre escutas telefônicas clandestinas.

Embora o tema das convocações não esteja relacionado diretamente com a Operação Satiagraha, da Polícia Federal, que prendeu Dantas, Nahas e pediu a prisão de Greenhalgh, o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) acredita que o esquema desmontado pela PF pode vir à tona em meio às investigações das escutas.

"É uma semelhança de operação envolvendo os mesmos personagens. Pode ser que isso represente alguma coisa", disse. O deputado explicou que centralizou os requerimentos de convocação nas escutas telefônicas para não fugir do foco da CPI --embora o seu objetivo, como ex-sub relator da CPI dos Correios (que investigou o mensalão) seja descobrir detalhes do esquema que envolve Dantas e Nahas.

Na Operação Satiagraha, a PF investiga a suposta prática dos crimes de lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta, evasão de divisas, formação de quadrilha e tráfico de influência para a obtenção de informações privilegiadas em operações financeiras. O esquema, que seria coordenado por Dantas, teria surgido durante o escândalo do mensalão.

O deputado, autor dos requerimentos de convocação, espera que os pedidos sejam votados durante reunião da CPI, na próxima terça-feira. Fruet reconheceu que "dificilmente" Dantas, Nahas, Gushiken e Greenhalgh sejam ouvidos antes do recesso parlamentar de julho, que tem início dia 17.

O parlamentar disse, porém, que a CPI pode trabalhar durante o recesso parlamentar se o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), atender à solicitação da comissão.

"Vai depender da agenda de trabalhos. Na pior das hipóteses, em agosto a CPI pode colher os depoimentos. Se houver um pedido do presidente da comissão, ela pode funcionar no recesso desde que seja autorizada pelo presidente da Câmara", explicou.

Convocações

Ao contrários das comissões permanentes da Câmara, a CPI tem poderes para convocar Dantas, Nahas, Gushiken e Greenhalgh. Se os requerimentos forem aprovados no plenário da comissão, os quatro serão obrigados a comparecer à Câmara para prestar esclarecimentos.

Segundo o deputado, a Telecom Itália teria pago propina a autoridades brasileiras por intermédio de Nahas.

Comentários dos leitores
Santos Júnior (328) 06/12/2009 16h34
Santos Júnior (328) 06/12/2009 16h34
Boa Bolinha!Bem que eu desconfiei que esta defesa do ministro Toffoli ao Azeredo era armação petista.Quem quiser que duvide que o Toffoli foi colocado no STF pelos interesses do PT.Muito lamentável. sem opinião
avalie fechar
Bolinha da Lulu (745) 06/12/2009 14h08
Bolinha da Lulu (745) 06/12/2009 14h08
Manchete;
"Para isentar Azeredo, Toffoli usa defesa dos petistas no mensalão"
Exatamente o que pensei. Ele inocenta o Azeredo para poder isentar os mensaleiros. Nada como algo pré organizado e predeterminado pelo Lulla. LAMENTÁVEL. É ISSO QUE É UM JUIZ DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.O famoso "adivogadu di porta di cadeia"
Ainda bem que ele não agiu no caso do Battisti, senão ele teria ficado aqui sem a interferência do Lulla.
Ele defenderá todas as idéias do PT. Senado vocês fizeram a maior bobagem da sua história destruíram o sistema judiciário do Supremo.
sem opinião
avalie fechar
Cassio Tavares (762) 05/12/2009 11h44
Cassio Tavares (762) 05/12/2009 11h44
Antonio Clarel, que isso ? Quem gosta do Presidente Lula é quem recebe do governo ? Credo. A pesquisa DataFolha, da maior credibilidade ( nem os senadores da oposição duvidam ) constatou que 73 % dos profissionais liberais ( médicos, engenheiros, advogados, economistas, dentistas e profissionais de centenas de outras categorias ) declaram considerar o o governo atual e seu presidente, regular, bom ou ótimo. Voce acaba de ofender a milhares ou talvez milhões de profissionais liberais do nosso país de receber dinheiro do governo para se declararem a favor do atual governo. Eu, como profissional liberal ( engenheiro ) repudio veementemente essa sua afirmação. Não sou funcionário público, nunca fui, não trabalho para nenhum orgão público de nenhum governo, não sei nem que é o presidente do PT e de nenhum outro partido em meu estado ( região sudeste ), não sei nem onde fica a sede de nenhum desses partidos em minha cidade. Mas que coisa, caramba. Essa oposição sem discurso, sem rumo, sem voto, e até sem candidato ( ninguém quer se arriscar ) procura um factóide a cada dia, que logo caem no vazio, insiste irracionalmente em querer atingir o presidente, por falta completa de dados concretos. A Revista (IN)VEJA da semana passada fez uma reportagem atacando o genro do presidente. A justiça, atenção, a justiça, já arquivou a denuncia por absoluta falta de provas. Êta desgraceira. A tempo Clarel. Voce não respondeu o que eu coloquei no comentário anterior. Coragem e responda. 2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (3056)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca