Publicidade

Publicidade
Brasil
14/07/2008 - 20h21

Tarso tenta minimizar crise e nega que tenha criticado Gilmar Mendes

Publicidade

RENATA GIRALDI
da Folha Online, de Brasília

O ministro Tarso Genro (Justiça) tentou nesta segunda-feira minimizar a crise com o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes. Por intermédio de sua assessoria de imprensa, Tarso negou que em algum momento tenha criticado as decisões de Gilmar no que refere às prisões da Operação Satiagraha, da Polícia Federal.

A assessoria de Tarso disse que o ministro respeita Gilmar e suas decisões. Segundo assessores, o ministro jamais fez observações indevidas ou desrespeitosas ao presidente do STF e vê com normalidade as diferentes decisões tomadas por ele e pelo juiz Fausto de Sanctis, da Justiça Federal de São Paulo.

Tarso reagiu depois que Gilmar, em São Paulo, rebateu supostas críticas atribuídas a ele. "Eu não tenho nenhum conhecimento da crítica do ministro [Tarso Genro] a respeito. E ele não tem competência para opinar sobre o assunto", disse o presidente.

O presidente do STF teria interpretado como crítica o fato de Tarso ter levantado a possibilidade de fuga do banqueiro Daniel Dantas, depois da concessão de liberdade autorizada pelo STF. "A possibilidade [de fuga] realmente existe", disse Tarso.

Investigado na Operação Satiagraha por suposta tentativa de suborno e prática de crimes financeiros, Dantas foi preso duas vezes na semana passada, mas foi solto por decisões do presidente do STF.

A decisão de Gilmar Mendes provocou várias manifestações e críticas de juízes federais, delegados federais e procuradores da República, que questionaram o posicionamento do presidente do Supremo.

Comentários dos leitores
Igor Bevilaqua (730) 25/11/2009 09h14
Igor Bevilaqua (730) 25/11/2009 09h14
Prestem atenção que são os que deveriam ser investigados, os que nomeiam e colocam em cargos importantes, personagens de seus interesses..., cito como exemplo a "POLÍCIA FEDERAL"..., depois da troca de comando, depois do afastamente forçado do Delegado Protógenes..., nunca mais prendeu um deputado ou senador ou ainda magistrados envolvidos em roubos, escândalos, venda de sentenças e corrupção e etc..., então, tem duas hipóteses..., ou tem "GENTE DE CASA" no comando..., ou da noite para o dia..., "TODOS ELES FICARAM HONESTOS"..., o que, eu, particularmente, acho impossível. sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1424) 25/11/2009 08h12
Luís da Velosa (1424) 25/11/2009 08h12
Deu-me boa impressão o questionamento feito pelo Senado ao Dr. Trezza e as suas respostas equilibradas. Discrição, Dr. Trezza. Todo o Brasil está aguardando que a gestõ de V.Sa. se revista de sabedoria, de equidade e de força. sem opinião
avalie fechar
Nelson Vaughan (111) 22/11/2009 13h58
Nelson Vaughan (111) 22/11/2009 13h58
Infelizmente o STJ decide, mais uma vez, de forma política e em defesa de interesses particulares, envolvendo-se politicamente nas decisões. É uma pena ver o poder judiciário se prestar pasra isso. sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (4924)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca