Procuradoria pede à PF retorno de delegados às investigações da Satiagraha
da Folha Online
O Ministério Público Federal em São Paulo lamentou nesta quarta-feira a saída dos delegados Protógenes Queiroz, Karina Murakami Souza e Carlos Eduardo Pelegrini Magro das investigações da Operação Satiagraha, da Polícia Federal.
Em ofício enviado hoje ao diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, os procuradores da República Rodrigo De Grandis, responsável no Ministério Público Federal em São Paulo pela condução da operação, e Anamara Osório Silva pedem que os delegados voltem a conduzir o inquérito.
"Na qualidade de autoridades ministeriais responsáveis pelo eficiente andamento e final conclusão das investigações em torno da Operação Satiagraha, entendem os signatários que o afastamento dos senhores delegados, compromete, inquestionavelmente, a eficiência administrativa nas investigações", afirmam no ofício.
"O delegado e sua equipe fizeram um trabalho excelente e deveriam permanecer a frente das investigações. A saída da equipe do caso é prejudicial, uma vez que a PF e o MPF estão na fase de análise de documentos. Apesar disso, acredito que a Polícia Federal irá designar um delegado à altura e proporcionará as condições necessárias para a execução do trabalho", afirmou De Grandis.
O procurador ainda discordou das afirmações do ministro da Justiça, Tarso Genro, que afirmou recentemente que 99% das investigações estavam concluídas. "Como destinatário do inquérito policial posso afirmar que as investigações estão apenas no início."
Leia mais
- CPI do Grampo aprova convocação de Dantas, Protógenes e Sanctis
- Por Dantas, Greenhalgh pede ajuda a amigo de Lula
- Polícia vai investigar lista de 84 nomes de investidores de fundo do Opportunity
- "Você me tirou do sufoco", diz Pitta a Nahas em grampo
- Thomaz Bastos nega que atuação da PF tenha gerado crise institucional no país
- Delegados da Operação Satiagraha foram obrigados a deixar o caso, diz TV
- Tarso diz que saída de delegado e férias de diretor da PF são "coincidência"
Livraria da Folha
- Frederico Vasconcelos ensina como investigar governos, empresas e tribunais
- Livro mostra como se tornar advogado, escolher carreira e conseguir primeiro emprego
Especial


avalie fechar
avalie fechar
avalie fechar