Alckmin conquista apoio de "infiéis" da bancada de vereadores tucanos de SP
THIAGO FARIA
colaboração para a Folha Online
O candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, Geraldo Alckmin, está conquistando cada vez mais adeptos à sua candidatura. Nesta quinta-feira, durante a inauguração do seu comitê, na região central da cidade, contou com a participação de vereadores inicialmente avessos à sua candidatura e favoráveis a reeleição do atual prefeito, Gilberto Kassab (DEM).
Pelas contas da coordenação de campanha de Alckmin, metade dos 12 vereadores da bancada tucana na Câmara já apóia declaradamente a candidatura do ex-governador. Dalton Silvano, Carlos Alberto Bezerra, José Rolim e Tião Farias comprovaram hoje esse apoio durante a inauguração. Farias foi o único que não assinou a lista que defendia o apoio do partido à candidatura Kassab. Outros dois vereadores --Adolfo Quintas e Juscelino Gadelha-- já teriam gravado propaganda eleitoral ao lado de Alckmin.
"Acho que nós vivemos dois momentos, um momento foi a pré-convenção, que é natural que as pessoas coloquem seus pontos de vistas [...]. Agora é todo mundo trabalhar por São Paulo", disse Alckmin sobre a adesão dos vereadores.
Um dos principais representantes da ala pró-Kassab no PSDB, o vereador Gilberto Natalini justificou sua ausência com compromissos de campanha. "Não fui porque fui cumprir a minha agenda", afirmou.
O vereador é um dos poucos que ainda continua a acompanhar Kassab em eventos da prefeitura. Questionado se participará de eventos com Alckmin, desconversou: "Sou um homem partidário e estou fazendo minha campanha de vereador, buscando me reeleger".
Outro que deixou Kassab para apoiar Alckmin é o deputado federal Régis de Oliveira (PSC-SP). Apesar de seu partido fazer parte da aliança com o DEM, o deputado foi à inauguração do comitê tucano e fez questão de declarar seu voto. "Meu partido marcha com outro candidato, mas eu marcho com a seriedade e com a dignidade", falou o deputado a uma platéia de correligionários.
Lotado
Ocupando dois andares de um prédio, o comitê não suportou a quantidade de pessoas que foram para sua inauguração. Muitos não conseguiram entrar e ficaram do lado de fora.
Ao lado de sua mulher, Lu Alckmin, e de sua filha Sofia, Alckmin ouviu os cumprimentos de apoiadores, como o senador Romeu Tuma (PTB-SP), o prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB-PR) e até do ex-pugilista Adilson Maguila, que se disse cabo eleitoral da sua mulher, a advogada Irani Pinheiro, candidata à vereadora pelo PTB.
Momentos antes, na calçada, dois cadeirantes reclamavam da falta de acesso ao prédio. "Vim para participar, mas não consigo subir", disse Antonio Manuel da Silva, filiado ao PTB. Ao encontrar com Alckmin na entrada do prédio, reclamou.
Segundo Silva, o candidato disse que arrumaria alguém para carregá-lo até o elevador, mas não cumpriu a promessa. "Na volta ele foi nos procurar e prometeu que vai dar acessibilidade ao comitê", disse Silva um pouco menos irritado.
No nono andar, onde fica o comitê, Edison Passafaro, também cadeirante, acompanhou o evento, mas teve que ser carregado até o elevador. "É um problema desses prédios antigos de São Paulo, não tem acessibilidade nenhuma."
Leia mais
- Maluf diz que Alckmin não tem discurso na campanha em São Paulo
- Marta e Alckmin polarizam campanha em São Paulo, diz diretor do Ibope
- Marta e Alckmin estão tecnicamente empatados na disputa pela Prefeitura de SP, diz pesquisa
- Marta e Kassab minimizam resultado de pesquisa eleitoral em SP
- Maluf critica ação do PPS, partido de Soninha, contra sua candidatura
- PPS pede impugnação da candidatura de Paulo Maluf
Livraria da Folha
- Livro investiga como o eleitor brasileiro escolhe em quem vai votar
- Entenda os princípios do regime democrático
- Obras da série "Folha Explica" discutem política e eleições
- Livros abordam temas políticos, sociais e históricos e ajudam a entender o Brasil
Especial


avalie fechar
avalie fechar
SRES. SENADORES A PERGUNTA É: O QUE VOCES ESTÃO FAZENDO COM A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA ? E ONDE VOCES QUEREM CHEGAR COM TANTOS ABSURDOS ??
avalie fechar