Brasil
21/07/2008 - 19h17

Defesa de Cacciola vai pedir arquivamento de processos contra ex-banqueiro

Publicidade

DEH OLIVEIRA
colaboraçao para a Folha Online

A defesa do ex-banqueiro Salvatore Cacciola afirmou nesta segunda-feira que vai pedir o arquivamento de dois dos três processos que existem na Justiça contra o ex-dono do banco Marka. Os advogados pretendem juntar aos processos um documento que receberam de Mônaco sobre o acordo de extradição entre o principado e o Brasil.

Segundo a defesa de Cacciola, pelo acordo, o ex-banqueiro só pode ser julgado pelo processo pelo qual foi requerida sua extradição. No processo em questão, Cacciola foi condenado em primeira instância --na 6ª Vara Criminal Federal do Rio de Janeiro --por gestão fraudulenta. A condenação aconteceu em 2005.

Além deste, existe um processo contra Cacciola na 5ª Vara Criminal Federal do Rio por gestão temerária de instituição financeira e empréstimo vedado, e um terceiro, na 2ª Vara Criminal Federal do Rio, por emissão de debentures sem lastro.

"O Brasil tem que cumprir o que assinou, sob pena de perda de credibilidade junto aos órgãos internacionais", afirmou o advogado Carlos Ely Eluf.

Essa documentação deve ser apresentada na sexta-feira na 5ª Vara Criminal Federal do Rio, onde o ex-banqueiro está intimado a comparecer às 13h do mesmo dia.

Liberdade

A defesa também deve pedir à Justiça a liberdade de Cacciola, que cumpre prisão preventiva. Os advogados argumentam que o ex-banqueiro já está preso há 11 meses e tem mais de 60 anos. Também argumentam que seu cliente é réu primário.

Questionado se Cacciola não poderia deixar o país novamente caso saia da prisão, o advogado negou a possibilidade. "Uma das providências que a defesa quer adotar é entregar os passaportes [de Cacciola] para a polícia", disse Eluf.

Segundo o advogado, o maior medo de Cacciola já passou, que era de ser execrado, ser exposto, colocado em um "camburão" ou algemado.

O ex-dono do Banco Marka estava foragido do Brasil havia oito anos. Ele foi condenado à revelia no Brasil a 13 anos de prisão.

Comentários dos leitores
Igor Bevilaqua (315) 31/05/2009 12h09
Igor Bevilaqua (315) 31/05/2009 12h09
Não demora esse tal de Cacciola sair da cadeia como "HERÓI", lá dentro segundo reportagem ele já é tratado como tal, é só sair que aquí fora também o será..., o povo brasileiro é atrasado e ignorante em se tratando de $$$celebridades$$$..., e tanto faz ser bandido ou não que a pessoa é ovacionada, reeleita, tem um acolhimento "VIP"..., vejam políticos bandidos, são reeleitos facilmente..., se o Cacciola entrar na política brasileira, ele será eleito sem sombra de dúvidas..., e lá na redoma de corrupção ele será apenas mais um entre os muitos. sem opinião
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (1384) 18/05/2009 23h48
João Carlos Gagliardi (1384) 18/05/2009 23h48
A melhor saída para o "pobre" do Salvatore Cacciola, seria entrar para a política.
Como ele tem dupla cidadania, seria até fácil.
E considerando-se que a maioria dos nossos políticos tem ficha na polícia, tem até ex-terroristas, um crimezinho do "colarinho branco" até que não seria grande coisa...
Tem um certo partido aí, que faz o que quer e que mesmo quando são pegos em alguma sujeira, não acontece nada com eles, porque é só dizerem as palavrinha mágicas:
"Eu não sabia de nada...", que tudo acaba em pizza.
Como ele também é meio italiano e deve adorar pizza, AQUELE partido seria ideal para ele...
1 opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (726) 18/05/2009 16h07
Luís da Velosa (726) 18/05/2009 16h07
Cacciola, esse sabidório, deve ser exemplarmente punido para que, no amanhã, não nos envergonhemos de nós mesmos. 11 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (471)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca