Brasil
22/07/2008 - 09h24

Dantas pagou R$ 255 mil a amigo de governador do PT

Publicidade

da Folha Online

Investigado pela Operação Satiagraha, da Polícia Federal, como suposto responsável pelos "contatos políticos" do banqueiro Daniel Dantas, o publicitário Guilherme Henrique Sodré Martins, o Guiga, recebeu R$ 255 mil em 2005 da Brasil Telecom, à época controlada pelo Opportunity, informa nesta terça-feira reportagem de Fernando Barros de Mello, Rubens Valente e Ana Flor, publicada pela Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

Após ter seu nome citado no escândalo que envolveu a empreiteira Gautama, no ano passado, Martins foi descrito pelo governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), como seu "melhor amigo". No último dia 11, porém, Wagner teria dito se sentir "desconfortável" com a proximidade de Martins.

Segundo a reportagem, o pagamento aparece em auditoria feita em 2005 pelos novos controladores da BrT. Conforme o documento, o serviço prestado por Martins "pode ser entendido como lobby".

Procurado pela Folha, Martins não foi localizado para comentar o assunto. Em fevereiro de 2006, o banco Opportunity contestou na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) as "denúncias" derivadas da auditoria divulgada pelos novos controladores. Para o banco, "[as denúncias] são desprovidas de qualquer fundamento fático e jurídico". O banco chamou a auditoria de "misteriosa" e "ainda não concluída".

A reportagem está na edição da Folha desta terça-feira, que já está nas bancas.

Assine a Folha

Comentários dos leitores
Nelson Vaughan (107) 22/11/2009 13h58
Nelson Vaughan (107) 22/11/2009 13h58
Infelizmente o STJ decide, mais uma vez, de forma política e em defesa de interesses particulares, envolvendo-se politicamente nas decisões. É uma pena ver o poder judiciário se prestar pasra isso. sem opinião
avalie fechar
jeferson pereira maciel (1) 18/11/2009 19h57
jeferson pereira maciel (1) 18/11/2009 19h57
É uma falta de respeito com nos paraence o que o Bancario esta fazendo. nosso estado não deve se cala diante de tanta omilhação, temos que nos valorizar, somos pequenos diante dele mas somos capazes. 2 opiniões
avalie fechar
Comentarista Brasil (88) 17/11/2009 12h41
Comentarista Brasil (88) 17/11/2009 12h41
Em qualquer país decente do mundo um delegado como esse que foi afastado já estaria preso. Mas no Brasil parece que ele vai virar herói, no que depender, é claro, dos paladinos da moralidade (alheia, é claro). No mais, parabéns ao STF e ao CNJ, que têm corrigido os delírios de alguns juízes que ainda pensam ser deuses, mas estão aprendendo, em público e para o país todo ver, que manda quem pode e obedece quem tem juízo. É isso, simples assim, queiram ou não algumas viuvinhas. 15 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (4922)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca