Juíza que negou liberdade a assessor de Dantas vai decidir se livra Chicaroni
DEH OLIVEIRA
colaboração para a Folha Online
O pedido de habeas corpus de Hugo Chicaroni, impetrado pela defesa dele na terça-feira, vai ser analisado pela desembargadora Hamza Tartuce, a mesma que na sexta-feira (18) negou liminar a Humberto Braz, suposto braço direito de Daniel Dantas.
Braz e Chicaroni são os dois únicos investigados na Operação Satiagraha que permanecem presos, o primeiro em um presídio de Tremembé, no interior de São Paulo, e o outro na superintendência da Polícia Federal, em São Paulo.
Ambos são acusados de tentar subornar um delegado da PF, com cerca de US$ 1 milhão, para retirar da investigação o nome do dono do banco Opportunity, Daniel Dantas, e de familiares do banqueiro.
A defesa dos investigados tentou, sem sucesso, conseguir a extensão da liminar do STF (Supremo Tribunal Federal) que livrou Daniel Dantas da prisão. O benefício foi estendido a outras 16 pessoas, entre elas o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta e o investidor Naji Nahas.
Na decisão, o ministro Gilmar Mendes argumentou que a prisão preventiva de Chicaroni e Braz 'fundamenta-se em situação fática distinta daquela em favor do paciente [Dantas]', uma vez que são acusados de tentativa de suborno a um delegado da PF.
Com a negativa do STF, os advogados foram obrigados a recorrer às instâncias inferiores para tentar a libertação dos dois investigados.
Caso não consigam a liberdade de seus clientes, a defesa ainda pode recorrer às cortes superiores, primeiro ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) e novamente ao STF.
Satiagraha
Deflagrada no último dia 8, a operação resultou na prisão de Dantas, do investidor Naji Nahas, do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta e de mais 15 pessoas suspeitas de integrarem uma suposta quadrilha que cometia diversos crimes financeiros.
Segundo a PF, as investigações começaram há quatro anos, com o desdobramento das apurações feitas a partir de documentos relacionados com o caso mensalão. A partir de documentos enviados pelo STF para a Procuradoria da República no Estado de São Paulo, foi aberto um processo na 6ª Vara Criminal Federal.
A Polícia Federal indiciou na sexta-feira (18) Daniel Dantas, do Opportunity, e mais nove pessoas investigadas na Operação Satiagraha. Segundo o advogado Nélio Machado, que defende o banqueiro, eles foram indiciados sob acusação de gestão fraudulenta e formação de quadrilha.
Leia mais
- Corregedoria da PF vai analisar representação sobre vazamento da Satiagraha
- Ligações no Skype podem ser grampeadas, dizem especialistas
- Jungmann apresenta projeto que endurece penas para crimes de abuso de autoridade
- Heráclito entra com representação contra Protógenes por vazamento da investigação
- Polícia revela que Dantas já dirigiu um fundo do Opportunity em paraíso fiscal
Livraria da Folha
- Livro mostra como se tornar advogado, escolher carreira e conseguir primeiro emprego
- Livro de Frederico Vasconcelos revela bastidores dos processos contra juízes Lalau e Rocha Mattos
Especial


avalie fechar
Vamos lavar o país
avalie fechar
avalie fechar