Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/11/2002 - 18h23

Ainda há racismo no Brasil, diz Fernando Henrique Cardoso,

da Folha Online

O presidente Fernando Henrique Cardoso disse nesta quinta-feira que, apesar dos avanços registrados no Brasil na diminuição do preconceito racial, ainda há racismo no país.

Na cerimônia de comemoração da Semana da Consciência Negra, o presidente afirmou que as políticas de afirmação desenvolvidas em seu governo estão contribuindo para que o país diminua as barreiras culturais entre raças.

Ao citar a concessão de bolsas a estudantes negros para o Instituto Rio Branco, ele lembrou que, quando ainda era chanceler, notou a fraca presença de afrodescendentes no Itamaraty, o que o motivou a apoiar a iniciativa. "Era muito pequeno o colorido do Itamaraty. Isso não fica bem, não fica bonito, não é o Brasil. O Brasil é colorido, não é monocromático", disse.

Uma das bolsistas, Delma de Andrade, reconheceu as dificuldades para ingressar na carreira de diplomata. Estudante de escola pública e graduada em Turismo em uma universidade particular de Brasília, ela disse que não tinha renda suficiente para se preparar para o concurso do Instituto Rio Branco, e revelou que a bolsa irá ajuda-la a atingir sua meta profissional. "Não é uma prova fácil, mas não pretendo desistir. A bolsa é um estímulo bastante significativo, uma vez que tem alguém investindo no meu sonho", afirmou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página