Cabral diz esperar que TRE-RJ peça reforço na segurança das eleições municipais
THIAGO FARIA
colaboração para a Folha Online
O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), afirmou nesta terça-feira que espera que o TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral) faça o pedido ao governo federal para uma possível intervenção da Força Nacional na segurança de candidatos durante a campanha eleitoral.
Segundo Cabral, o secretário estadual de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, deverá se reunir na tarde de hoje com o presidente do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio, desembargador Roberto Wider.
"Dentro do rito democrático, a maior autoridade é o TRE. [..] Ele é a instituição que merece, neste momento, ter a condução do processo, não o governo do Estado", disse o peemedebista.
O governador afirmou que a reunião, que também contará com a presença do comandante-geral da Polícia Militar e do chefe da Polícia Civil no Estado, tem o objetivo de analisar, junto com o presidente do TRE, se é necessário pedir esse reforço.
"Se o TRE desejar que eu assine com eles a solicitação, eu assinarei com o maior prazer", afirmou Cabral.
Cabral voltou a dizer que vê com "bons olhos" a participação da Força Nacional. "O combate à criminalidade, da nossa parte, é antes, durante e depois das eleições. É muito grave você ter candidatos que não podem entrar em área ou candidatos beneficiados por estruturas paralelas. E mais grave ainda jornalistas não podendo realizar seu trabalho."
Ontem, Wider havia descartado solicitar de imediato a ajuda da Força Nacional de Segurança para reforçar a segurança do processo eleitoral do Estado. Segundo o presidente do tribunal fluminense, um pedido de ajuda só poderá ser feito após a realização de um levantamento sobre os problemas relacionados à ação de milícias contra candidaturas no Rio.
Assim como Cabral, o ministro Tarso Genro (Justiça) disse não se opor ao envio de ajuda, mas que é necessário um pedido oficial do governo do Rio ou do TRE-RJ para determinar que a Força Nacional de Segurança ou a Polícia Federal dêem suporte aos candidatos a prefeito e vereador no Rio. "No Rio de Janeiro nós temos a insegurança já transgredindo para a questão eleitoral", afirmou Tarso.
Leia mais
- Médicos recomendam que Alckmin passe a noite em hospital
- TRE-RJ descarta pedir ajuda da Força Nacional de Segurança e teme politização da violência
- PF está à disposição da Justiça Eleitoral para reforçar segurança no Rio, diz Tarso
- Cabral diz que proposta para reforçar a segurança das eleições no Rio é bem-vinda
- Polícia vai investigar ameaça de traficantes a jornalistas durante campanha no Rio
- "Não tem crise nenhuma", diz Kassab sobre suposto uso da máquina pública
- Governo aguarda pedido oficial para determinar reforço da PF a candidatos no Rio, diz Tarso
Livraria da Folha
- Livro de Caco Barcellos mostra como o Comando Vermelho tomou conta dos morros do Rio
- Entenda como funciona o narcotráfico, do varejo na periferia às multinacionais; leia capítulo
- Livro explica como o marketing eleitoral influencia as eleições; leia capítulo
- Obras da série "Folha Explica" discutem política e eleições
Especial


avalie fechar
SRES. SENADORES A PERGUNTA É: O QUE VOCES ESTÃO FAZENDO COM A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA ? E ONDE VOCES QUEREM CHEGAR COM TANTOS ABSURDOS ??
avalie fechar
avalie fechar