Lula critica "letrados" que não investiram em políticas de alfabetização
colaboração para a Folha Online
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condicionou nesta terça-feira a ausência de políticas de alfabetização no Brasil ao um "jeito de ver o país". Para Lula, isso deu-se por negligência de governantes anteriores que não teriam investido na erradicação do problema no país.
"Um grande país que há muito tempo já poderia ter sido construído não fosse a falta de visão de muitos dos nossos governantes", disse Lula durante discurso da cerimônia de formatura de alunos do programa "Todos pela alfabetização", em Salvador (BA).
"Tudo isso poderia ter sido resolvido há 40 anos, 50 anos, 60 anos... Afinal de contas esse país foi governado por muita gente letrada. O primeiro que não tem diploma universitário sou eu. Todos foram doutores que governaram esse país. Em uma demonstração de que não era ignorância não, era o jeito de ver o país: 'Tem uma parte da sociedade que não sabe ler mesmo, então deixa para lá'", afirmou Lula.
Lula disse ainda que a ações limitavam-se às crianças. "Para quê alfabetizar adultos? Vamos tentar alfabetizar só as crianças". Como se as pessoas que não tiveram oportunidade e estão com vinte, trinta, quarenta anos fossem obrigadas a ficar segregadas na ignorância porque o estado achava que elas não tinham mais jeito."
O presidente afirmou ainda que encontrou funcionários analfabetos tanto no Palácio do Planalto e como na Granja do Torto, quando assumiu a Presidência.
O programa "Todos pela alfabetização" conta recursos do Ministério da Educação e do governo da Bahia. Concentra-se em jovens a partir de 15 anos, adultos e idosos.
Leia mais
- Federação de advogados defende sanção de lei que blinda escritórios de advocacia
- Em inauguração de usina da Petrobras, Lula defende alimentos e biocombustível
- Convocação de Gilberto Carvalho dependerá de declarações de Protógenes, diz Jungmann
- Em telegrama, Chinaglia ameaça cortar salários de deputados ausentes
- Lula visita Argentina em plena tensão bilateral, diz "La Nación"
Livraria da Folha
- Eugênio Bucci narra sua luta para implantar o bom jornalismo na estatal de comunicação brasileira
- Veja como é feita a cobertura jornalística do governo do PT
- Solucione suas dúvidas de português sem chateação com o professor Pasquale
Especial


