Kassab diz que debate na TV entre candidatos não deve se restringir a comparação de gestões
DEH OLIVEIRA
colaboração para a Folha Online
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), disse que espera que o debate desta noite, na TV Bandeirantes, não fique restrito a comparações entre gestões passadas e a atual, já que além dele, outros dois candidatos já administraram a cidade: Marta Suplicy (PT) e Paulo Maluf (PP). E outro adversário, Geraldo Alckmin (PSDB), foi governador do Estado.
"Acho lamentável se isso acontecer porque é importante que o debate se dê em cima de propostas", afirmou o prefeito, durante visita às obras do CEU (Centro Educacional Unificado) Tiquatira, na zona leste.
Segundo Kassab, mesmo sendo o atual prefeito, ele não teme ser o alvo das principais críticas dos adversários, o que tem sido comum na maioria das campanhas em que há candidatos tentando a reeleição.
Diferentemente de Marta, Alckmin e Maluf, Kassab faz hoje sua estréia em debates com a participação dos principais concorrentes.
Entre os quatro mais cotados nas pesquisas de intenção de voto, Kassab é o único que concorre pela primeira vez em eleições majoritárias. O democrata chegou ao cargo após o então prefeito, José Serra (PSDB), de quem era vice, ser eleito governador do Estado.
Apesar da falta de experiência, o prefeito se diz tranqüilo e garante não ter feito qualquer tipo de preparação especial. "Ontem, no final da tarde e início da noite, eu procurei me inteirar com nossa equipe de comunicação sobre as regras do debate".
Multa
Durante a visita ao CEU, Kassab evitou comentar a ação movida contra ele pelo Ministério Público Eleitoral de São Paulo por uso da máquina pública no episódio em que o prefeito enviou e-mail a 26 subprefeitos pedindo uma "ação" nos locais onde seriam feitas pesquisas sobre as intenções de voto pelo Datafolha.
A atitude foi interpretada como tentativa de influenciar no resultado da pesquisa. O MP pede a condenação do prefeito pela prática de conduta vetada pela Lei Eleitoral. A multa para esse caso varia entre R$ 10 mil e R$ 100 mil. "Os advogados vão conduzir essa questão", limitou-se a responder o prefeito.
O e-mail foi enviado em 23 de julho, o primeiro dos dois dias de campo da pesquisa. Kassab aparece em terceiro lugar no Datafolha, com 11% das intenções de voto.
Em sua defesa, o prefeito afirmou que o e-mail era apenas um alerta aos subprefeitos para evitarem tumultos que poderiam ser provocados supostamente por militantes do PT.
Leia mais
- Serra diz que disputa PSDB-DEM limita participação nas eleições
- Paulo Bernardo diz ainda não ter recebido convite para participar de campanhas
- Justiça Eleitoral e ministro discutem medidas para reforçar segurança de candidatos no Rio
- Candidato com "ficha suja" pode ficar inelegível; veja advogado
- Debate na Band reúne hoje oito candidatos à Prefeitura de São Paulo
Livraria da Folha
- Livro explica mudanças que marketing eleitoral trouxe às eleições; leia capítulo
- Livro analisa a cabeça do eleitor e estuda motivos que o levam a votar em um candidato
- Livro de Eliane Cantanhêde explica a origem do DEM
- André Singer relata em livro formação do Partido dos Trabalhadores; leia introdução
- Obras da série "Folha Explica" discutem política e eleições
Especial


avalie fechar
SRES. SENADORES A PERGUNTA É: O QUE VOCES ESTÃO FAZENDO COM A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA ? E ONDE VOCES QUEREM CHEGAR COM TANTOS ABSURDOS ??
avalie fechar
avalie fechar