Brasil
01/08/2008 - 04h17

Comentário: Ganhou o debate quem não o assistiu, diz o blog do Josias

Publicidade

da Folha Online

A Bandeirantes realizou nesta quinta-feira os primeiros debates entre os candidatos a prefeito de São Paulo e de outras cinco capitais. Segundo o blog do Josias , ganhou o telespectador que não perdeu seu tempo assistindo ao programa.

Sem desmerecer a iniciativa dos organizadores, é preciso reconhecer que o excesso de regras eleitorais no país transformou esse tipo de evento em uma "embromação". Há de publicidade a autopromoção e dissimulação. Só não há debate.

Deve-se aos marqueteiros de campanha e à Justiça eleitoral a conversão dos debates em perda de tempo. Os publicitários erigiram um escudo de regras que elimina da cena o risco do inesperado. Além disso, a Justiça determina que a emissora acomode na bancada até os "debatedores" que não têm densidade eleitoral. Por que deve-se impor à audiência o lero-lero de candidatos com 1% das intenções de voto?.

Os tribunais argumentam que agem para preservar a igualdade na disputa. Para isso existe o horário eleitoral gratuito.

Nos países em que a coisa é pra valer, os candidatos são crivados de perguntas de jornalistas, de platéias especializadas ou de eleitores. Em São Paulo, apenas se viu uma avant-première da enrolação que será despejada sobre a cabeça do eleitorado na propaganda regular de rádio e TV.

Leia o comentário completo no blog do Josias.

Comentários dos leitores
Luís da Velosa (1323) 29/10/2009 21h00
Luís da Velosa (1323) 29/10/2009 21h00
Vamos aguardar o julgamento do caso Battisti pelo Supremo Tribunal Federal - STF. Isso é o correto. Não somos juízes e, se nos arvorarmos a sermos, será uma impropriedade, uma temeridade. sem opinião
avalie fechar
Washington Marques (87) 29/10/2009 13h53
Washington Marques (87) 29/10/2009 13h53
NÃO SE PODIA ESPERAR OUTRA COISA DO SENADO FEDERAL SE NÃO A DESOBEDIENCIA JUDICIAL. O QUE SE ESPERAR DE UMA INSTITUIÇÃO QUE FAZ APOLOGIA A DESOBEDIENCIA JUDICIAL E A DESORDEM TOTAL. O QUE SE ESPERAR DE UMA INSTITUIÇÃO QUE TEM A FINALIDADE DE LEGISLAR E FISCALIZAR, PRATICA NEPOTISMO EXPLICITO, DESCARADO A PONTO DE DESOBEDECER UMA ORDEM JUDICIAL (DA SUPREMA CORTE DESTE PAÍS).
SRES. SENADORES A PERGUNTA É: O QUE VOCES ESTÃO FAZENDO COM A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA ? E ONDE VOCES QUEREM CHEGAR COM TANTOS ABSURDOS ??
sem opinião
avalie fechar
Fatima Medeiros (15) 26/10/2009 20h57
Fatima Medeiros (15) 26/10/2009 20h57
QUE MARAVILHA NÃO VAI SOBRAR NINGUEM!!!! sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (8157)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca