Painel da Folha: Candidatos da base aliada disputam direito de uso da imagem de Lula na BA
da Folha Online
Em Salvador (BA), candidatos da base aliada do governo federal estão disputando na Justiça o direito de imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, informa o "Painel" da Folha, editado por Renata Lo Prete (a íntegra do "Painel" está disponível para assinantes do UOL e do jornal). O presidente já havia sinalizado nessa semana a preocupação com esse tipo de disputa e o temor das eleições provocarem um racha na base aliada.
Exemplo disso ficou claro com a ação movida pelo PT da Bahia, do candidato à Prefeitura de Salvador Walter Pinheiro, que recorreu à Justiça para impedir que o prefeito João Henrique (PMDB) de usar a imagem de Lula na TV e na propaganda como um todo. No plano nacional, PT e PMDB são aliados de Lula. Mas em Salvador os dois partidos estão em lados opostos.
O "Painel" informa que Lula teria reclamado do "vale-tudo" pelo direito de uso de sua imagem com o ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), padrinho da candidatura de João Henrique. No encontro, Lula teria usado termos mais fortes do que os usados publicamente.
A disputa pela imagem de Lula também rendeu uma ação em Catité, no interior baiano. Lá, de acordo com o "Painel", o juiz negou o pedido da chapa encabeçada pelo prefeito petista --que reivindicava exclusividade no direito de explorar a imagem de Lula na campanha eleitoral.
O "Painel" está na edição da Folha desta sexta-feira, que já está nas bancas.
Leia mais
- Em debate, Kassab critica Alckmin e Marta; Marta cola imagem a Lula
- Marqueteiros de Kassab trocam e-mails e torpedos durante debate
- Kassab é a incógnita do debate, dizem adversários do prefeito
- Kassab critica privatização de gestão tucana; Soninha questiona túneis de Marta
- Oscar Maroni vai a debate na Bandeirantes para decidir voto
- Sem padrinhos, candidatos de SP trazem vices e aliados para debate na TV
Livraria da Folha
- Livro investiga como o eleitor brasileiro escolhe em quem vai votar
- Livro explica mudanças que marketing eleitoral trouxe às eleições; leia capítulo
- André Singer relata em livro formação do Partido dos Trabalhadores; leia introdução
- Livro de Eliane Cantanhêde explica a origem do DEM
- Obras da série "Folha Explica" discutem política e eleições
Especial


avalie fechar
avalie fechar
SRES. SENADORES A PERGUNTA É: O QUE VOCES ESTÃO FAZENDO COM A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA ? E ONDE VOCES QUEREM CHEGAR COM TANTOS ABSURDOS ??
avalie fechar