Justiça aceita ação contra Zeca do PT por favorecimento a parentes
colaboração para a Folha Online
A Justiça do Mato Grosso do Sul aceitou uma nova ação civil pública proposta pelo Ministério Público que acusa o ex-governador José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, de improbidade administrativa. A ação diz respeito a um suposto favorecimento do Estado a parentes do petista na concessão de um porto na cidade de Porto Murtinho (MS).
De acordo com o Ministério Público, dois irmãos, dois sobrinhos e dois cunhados de Zeca do PT teriam sido beneficiados durante o arrendamento do terminal portuário. Eles também são citados na ação.
O Ministério Público também informa que a ação foi proposta inicialmente em 2006, mas apenas agora aceita pela Justiça. Na ação proposta, Zeca do PT também é acusado de se omitir no caso, não tendo anulado o processo após tomar conhecimentos das irregularidades.
O advogado de Zeca do PT, Newley Alexandre da Silva Amarilla afirma que esta nova ação apenas repete uma ação popular proposta em 2004 e que já teria sido rejeitada pela Justiça.
Segundo Amarilla, parentes do ex-governador adquiriram os direitos de explorar o porto depois que a licitação já havia sido encerrada e obtida por outra empresa. "Ele [Zeca do PT] não pode responder por alguma coisa que aconteceu sem que ele concorresse seja por comissão, seja por omissão", afirma.
A Justiça ainda aguarda contestações das partes para poder dar andamento ao processo.
Leia mais
- Juíza manda soltar acusados de desvios no BNDES; advogados criticam denúncia
- Justiça do Pará determina reintegração de posse de fazenda do grupo de Dantas
- STJ nega liberdade a ex-assessor de Paulinho preso na Operação Santa Tereza
- Ministério Público de MS propõe mais quatro ações contra Zeca do PT
- Governo Zeca pagava propina, diz promotoria
- TJ anula 2 ações movidas pela Promotoria contra Zeca do PT
- Sem Zeca do PT, petistas decidem lançar candidatura própria em Campo Grande
Livraria da Folha
- Frederico Vasconcelos ensina como investigar governos, empresas e tribunais
- Livro narra a criação, o crescimento e a consolidação do PT; leia introdução
Especial

