DEM decide expulsar do partido deputado acusado de envolvimento com milícias
da Folha Online
A Comissão Executiva Nacional do DEM decidiu nesta quarta-feira expulsar do partido o deputado estadual do Rio Natalino Guimarães. Ele foi preso em flagrante sob a suspeita de comandar, no Rio, a milícia conhecida como "Liga da Justiça".
A Executiva aprovou por unanimidade o parecer do senador Demóstenes Torres (GO), que recomendou a expulsão sumária do parlamentar.
"As atitudes deste parlamentar são intoleráveis e meu voto é pela sua exclusão sumária do quadro de filiados do Democratas", afirmou Demóstenes. Todos os integrantes da Executiva presentes seguiram o relator.
Ontem, o presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), havia dito que era insustentável a manutenção de Natalino nos quadros da legenda. "O flagrante da polícia tira qualquer dúvida que existia a respeito do deputado. É impossível mantê-lo entre os nossos. Não há outra alternativa a não ser a expulsão."
A representação contra Natalino foi encaminhada pelo ex-senador Geraldo Althoff (SC), que integra o Conselho de Ética do DEM.
Milícias
O deputado estadual foi preso na madrugada do último dia 22, em casa, durante suposta reunião da milícia "Liga da Justiça".
Segundo policiais do Rio, os chefes deste grupo são o deputado e seu irmão Jerônimo Guimarães, conhecido como vereador Jerominho (PMDB), que está preso desde o fim do ano passado, por suposto envolvimento com o grupo criminoso.
De acordo com as investigações, a casa de Guimarães, em Campo Grande (zona oeste do Rio), era uma espécie de quartel-general da Liga da Justiça.
O deputado estadual e outros cinco homens que integrariam a milícia foram presos em flagrante por tentativa de homicídio (dos policiais, já que houve troca de tiros), formação de quadrilha, porte ilegal de armas e favorecimento pessoal (por suspeita de planejarem ações de extorsão).
Leia mais
- DEM expulsará deputado estadual do Rio preso por suposto envolvimento com milícias
- Alerj decide em agosto se deputado acusado de chefiar milícia deve ser solto
- Para Beltrame, prisão de deputado foi golpe duro em milícia
- Deputado preso no Rio é transferido para mesmo presídio onde está Cacciola
- Polícia prende deputado após tiroteio no Rio; manifestantes cercam delegacia
Livraria da Folha
- Acreditar que todos os políticos são corruptos é uma armadilha, diz Contardo Calligaris
- Livro de Eliane Cantanhêde explica a origem do DEM
- Livro mostra como a violência urbana no Brasil afeta seu dia-a-dia e aponta soluções
- Livros abordam temas políticos, sociais e históricos e ajudam a entender o Brasil
Especial

