Brasil
07/08/2008 - 09h16

Painel da Folha: Desgaste de Tarso chega ao PT e esvazia manifestação de solidariedade

da Folha Online

Aliados do ministro Tarso Genro (Justiça) convocaram uma reunião ontem para servir como manifestação de solidariedade ao petista. Na última hora, os organizadores do encontro recuaram por temer que o evento transmitisse a idéia de um confronto entre PT e a Polícia Federal, informa "Painel" da Folha, editado por Renata Lo Prete (a íntegra do "Painel" está disponível para assinantes do UOL e do jornal). É que Tarso se desgastou na esteira da Operação Satiagraha.

Não é só com isso que Tarso está enrolado. Ele ainda enfrenta uma polêmica com os militares depois de ter defendido punição para quem torturou na ditadura.

De acordo com a coluna, o desgaste de Tarso já produz sintomas até na bancada do PT. Deputados incomodados com as movimentações de Tarso para torpedear a candidatura presidencial de Dilma Rousseff sinalizaram que não iriam aparecer na reunião, que minguou por falta de quórum.

A coluna informa ainda que a forma como o ministro Nelson Jobim (Defesa) se opôs a Tarso indica que houve uma interferência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A coluna diz que Jobim não teria partido para cima de Tarso de forma tão desabrida sem o sinal verde do presidente.

Jobim se opôs ontem frontalmente à idéia defendida por Tarso de modificar a Lei da Anistia para permitir a punição de torturadores e assassinos da ditadura militar. "Não haverá mudança na Lei da Anistia", declarou Jobim. "A Lei da Anistia já esgotou os seus efeitos", disse ele. "Já foram anistiados, não existe hipótese de você rever uma situação passada."

O "Painel" está na edição da Folha desta quinta-feira, que já está nas bancas.

Assine a Folha

Comentários dos leitores
Mauricio Amaral (3) 09/10/2008 18h47
Mauricio Amaral (3) 09/10/2008 18h47
Pessoas do atual governo, que eram "militantes politicos" e atuavam na época da ditadura militar, como simples "marginais", e que praticaram inúmeros crimes comuns, desde sequestros, homicidios, assaltos, etc.. Mas por estarem atualmente no poder, agora fazem leis para propiciar indenizações milionárias aos "companheiros", mas até hoje, nunca ouvi falarem em qualquer tipo de indenização ao militar morto ou ferido em combate contra esses mesmos "militantes" ou até mesmo, para os familiares de pracinhas mortos ou feridos na guerra. Na minha opinião, essas indenizações milionárias e a postura do atual governo, simpesmente maculam a imagem daqueles que atuaram naquela época, por um verdadeiro ideal e não para obter um enriquecimento ilicito. Outro fato deveras absurdo, é querer a punição dos militares acusados da pratica de crime, mas como ficariam a punição dos militantes pelos crimes praticados? sem opinião
avalie fechar
cleiton leite coutinho (1) 01/10/2008 12h34
cleiton leite coutinho (1) 01/10/2008 12h34
Algumas pessoas buscam discutir a anistia sempre pelos valores financeiros e alegam com grande preocupação, o quanto custa a reparação aos que são julgados anistiados políticos pelo Ministério da Justiça. Precisamos nos atentar a alguns detalhes, nem toda pessoa considerada anistiada é indenizada, tem a comissão julgadora como critério para indenizar o anisiado um parametro legal que é o dispositivo constitucional e o diploma legal atinente a matéria. Outro ponto que devemos nos questionar e cobrar, é quanto que o Estado gastou nos anos de chumbo, usando verba licita de forma ilicita, para patrocinar praticas de tortura por soldados, oficiais, delegados e outros que estavam ali para proteger os entes do Estado e faziam ao contrário. Somando viaturas do DOPS, gasolina, dia dos centenas de policiais, grampos, telefone, energia para dar choques nos presos políticos e todo o aparelho do Estado colocado a disposição desse regime, alguém já questionou esses valores. Certamente não, pois iremos descobrir gente da alta nata que já se preocupa com a abertura dos arquivos desse regime cruel que hoje podem estar ocupando cargos de destaques na política e na sociedade em geral. Por todo exposto é que acredito que a discussão esta se dando de forma superficial e não como deveria no debate de idéias, mas sem omitir o passado do Estado, culpando pessoas que entregaram suas vidas para que pudessemos estar aqui hoje debatendo, manifestando a nossa opnião de forma democratica. 9 opiniões
avalie fechar
Paulo Castilho (1) 28/09/2008 02h35
Paulo Castilho (1) 28/09/2008 02h35
Digam aí os contemplados, valeu a pena tomar uns cascudos pra ganhar essa bolada, não é mesmo? Alguém sabe me dizer se a família do segurança de banco e a família do soldado assassinados pelo bando do Lamarca vão ganhar indenização? 12 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (400)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca