Publicidade

Publicidade
Brasil
08/08/2008 - 14h44

Procurador eleitoral do Rio diz que Supremo se precipitou ao liberar "ficha suja"

Publicidade

ANDRÉ ZAHAR
colaboração para a Folha Online, no Rio

O procurador da República no Rio de Janeiro Rogério Nascimento, que responde pelas questões eleitorais no Estado, disse nesta sexta-feira que o STF (Supremo Tribunal Federal) se precipitou ao liberar candidatos com "ficha suja" na Justiça. Para Nascimento, a Suprema Corte deveria deixar a Justiça Eleitoral analisar casos concretos em vez de apenas decidir sobre uma tese.

"Acho que foi precipitação [do STF] decidir em tese, antes que se deixasse a eleição correr e os casos pudessem ocorrer e houvesse um acúmulo de debates a partir de discussões concretas, e não idéias", afirmou o procurador.

Nascimento participa hoje da 10ª Conferência Estadual dos Advogados, organizada pela OAB-RJ (Ordem dos Advogados do Brasil) do Rio.

"O que eu mais lamento é que a decisão tenha sido tomada no começo do processo eleitoral, antes que os casos fossem julgados", disse.

Na última quarta-feira, o STF decidiu que os candidatos com "ficha suja" estão livres para disputarem as eleições. No entendimento dos ministros da Suprema Corte, o que deve prevalecer é o princípio da presunção de inocência.

O procurador reconheceu que a decisão do STF deverá ser seguida pelos tribunais regionais e juízes de primeira instância, mas não considerou justo "abdicar de algo só por medo do mau uso" da "ficha suja".

"A decisão do STF vincula todos os órgãos do Judiciário. Do ponto de vista destas eleições, não cabe discussão. Não é possível indeferir registros de candidaturas fora do que está presente na Lei de Inelegibilidade."

Lei da Anistia

Nascimento preferiu não comentar a manifestação do Clube Militar contra a revisão a Lei de Anistia proposta pelo ministro Tarso Genro (Justiça) com o objetivo de punir os torturadores do regime militar. O procurador disse que o Clube é uma organização da sociedade civil e tem liberdade de expressão.

Porém, elogiou a iniciativa de procuradores paulistas que iniciaram a discussão. "É reconhecer que não se apaga a história", disse.

Sobre o uso de algemas, o procurador disse que o Poder Judiciário terá de rever muitos processos de pessoas que estavam algemadas durante o julgamento.

Comentários dos leitores
Leon Diniz Diniz (424) 10/12/2009 07h08
Leon Diniz Diniz (424) 10/12/2009 07h08
A folha noticiou a fala do presidente da República, que disse, "Todo corrupto tem cara de anjo"! Ele Não falou nenhuma novidade. A novidade é o projeto que transforma corrupção em crime hediondo que ele estará encaminhando nos próximos dias para o Congresso Nacional, mas que com certeza logo atrás seguirá uma conhecida tropa de choque para barrar tudo e não deixar que nada seja aprovado. Se não for uma brincadeira de Natal para tocar os corações mais resistentes à figura dele, será com certeza no ano que vem um dia primeiro de abril. Quem viver verá. Porque será que o governo que tem a maioria no parlamento não pede para o Michel Temer colocar em votação o moralizador projeto contra os fixas sujas de autoria popular? Não é sem razão que digo sempre que aqui escrevo. O presidente não tem acima de 70% em pseudas pesquisas por competência administrativa. Seu alto índice de aprovação reside no fato de que nunca na história deste país, alguém surgiu com um estoque diário de frases de efeito embutidas num discurso demagógico como ele. Neste quesito ele é imbatível e seus adversários, seguem inertes. Taí mais uma bravata que o povo tem que engolir. sem opinião
avalie fechar
O Pacificador (266) 09/12/2009 08h22
O Pacificador (266) 09/12/2009 08h22
Câmara adia "ficha suja" para 2010...
Claro que sabemos que eles dedicam toda a atenção ao assunto e que devem estar muito tristes em não poder votar algo, que jogaria a maior parte deles na cadeia.
Mas a votação, já tem até data marcada:
30/02/2010...
sem opinião
avalie fechar
Infelismente no nosso país mesmo quando o povo quer mudar alguma coisa, é muito difícil,pois, os políticos é quem fazem as leis e eles mesmos as alteram como bem entendem passando por cima da ética e principalmente da democracia. O presidente Michel Temer deveria dar exemplo e defender a opinião do povo, pois é para isso que eles são colocados lá para defender e aprovar o que o povo pede com justiça. Se ele já quer mudar o projeto de lei, querendo defender o seu, procure ao povo se eles o aprovam!! Vamos lutar por uma política sadia que poderá mudar de verdade o futuro de nosso país, governar com o povo e para o povo, e não com suas próprias opiniões!! 2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (213)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca