Álvaro Lins retira recurso para retirar processo de cassação de seu mandato
colaboração para Folha Online
O deputado estadual Álvaro Lins (PMDB-RJ) retirou nesta segunda-feira o recurso que pretendia anular a tramitação do seu processo de cassação aprovado na última terça-feira (5). Com isso, a ação deve ser votada amanhã à tarde.
De acordo com a assessoria da Alerj, Lins fez o pedido por volta das 11h30 de hoje durante a reunião da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Assembléia, que discutia o pedido feito pelo deputado na última sexta-feira. Lins pediu a palavra no meio da sessão e perguntou se podia voltar atrás em seu pedido, no que foi atendido. Ele alegou que não queria aumentar o desgaste que o atraso em seu processo de cassação poderia render.
A cassação de Lins foi aprovada por unanimidade pelos membros do Conselho ao julgarem que houve quebra de decoro parlamentar por parte do deputado. Na ocasião, o relator do processo no Conselho de Ética contra Lins, deputado Audir Santana (PSC), disse que as investigações comprovam a quebra de decoro. "Todos os membros do conselho tiveram o mesmo entendimento e eu não tenho dúvidas de que houve quebra de decoro parlamentar."
A votação em plenário será fechada e deverá ser votada amanhã por volta das 16h. Para aprovar a cassação do deputado, o pedido do Conselho de Ética deverá ter pelo menos 36 votos favoráveis, de acordo com a Alerj.
O deputado -- que é ex-chefe de Polícia Civil do Rio--foi preso em flagrante pela Polícia Federal no dia 29 de maio deste ano, acusado de lavagem de dinheiro, corrupção e formação de quadrilha, mas solto pela Alerj (Assembléia Legislativa do Rio) no dia seguinte porque os parlamentares consideraram a prisão ilegal.
Leia mais
- Assembléia do Rio decide manter preso deputado Natalino Guimarães
- DEM decide expulsar do partido deputado acusado de envolvimento com milícias
- Assembléia do Rio decide nesta quarta-feira prisão de Natalino Guimarães
- Para Beltrame, prisão de deputado foi golpe duro em milícia
Livraria da Folha
- Acreditar que todos os políticos são corruptos é uma armadilha, diz Contardo Calligaris
- Livro de Eliane Cantanhêde explica a origem do DEM
- Livro mostra como a violência urbana no Brasil afeta seu dia-a-dia e aponta soluções
- Livros abordam temas políticos, sociais e históricos e ajudam a entender o Brasil
Especial


avalie fechar
avalie fechar
avalie fechar