TSE arquiva ação contra teste de escolaridade
da Folha Online
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) arquivou nesta terça-feira reclamação do vereador e candidato à reeleição Francisco Macena da Paixão (sem partido) contra a decisão do juiz da 4ª Zona Eleitoral que determinou a realização de um teste de alfabetização. A decisão do juiz foi um pedido da Coligação Unidos por Sapé, do município de Sapé.
A coligação pediu a impugnação da candidatura de Paixão ao afirmar que ele é inelegível por ser analfabeto. O vereador apresentou comprovante de escolaridade, mas o juiz indeferiu o registro do candidato porque uma ação penal questiona a autenticidade do certificado escolar.
O relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, cita jurisprudência do TSE no sentido de que se houver dúvida sobre a autenticidade que comprova a escolaridade, cabe ao juiz escolher outra forma de comprovar a alfabetização do candidato.
Bahia
Na semana passada, o TSE concedeu liminar ao candidato à prefeitura de Una (BA), Dejair Birschner (PR), que suspende o teste de escolaridade para avaliar se ele é analfabeto. O teste para Birschner, que já foi prefeito da cidade por duas vezes, foi pedido pelo juiz da 116ª Zona Eleitoral da comarca de Canavieiras (BA).
Segundo o ministro Ricardo Lewandowski, que concedeu a liminar, a declaração de próprio punho e o certificado de conclusão do curso primário são provas de que Birschner sabe ler e escrever.
Leia mais
- TSE dispensa teste de analfabetismo para candidato a prefeito na BA
- Equipe de campanha de Alckmin avalia que tucano é pouco conhecido
- Marta chama governo de Alckmin em SP de "incompetente"
- Alckmin pega ônibus em horário de pico para fazer "pesquisa de campo"
- Kassab ignora gestão Alckmin ao falar sobre Rodoanel de SP
- Kassab nega utilização de máquina pública em campanha e se diz tranqüilo
- Até agora, Kassab arrecada 8 vezes mais que Alckmin
- Candidato do PSB em Belo Horizonte gasta mais do que arrecada
Livraria da Folha
- Livro explica como o eleitor brasileiro escolhe em quem vai votar
- Livro reúne balanço de bens de políticos
- Obras da série "Folha Explica" discutem política e eleições
Especial


avalie fechar
avalie fechar
SRES. SENADORES A PERGUNTA É: O QUE VOCES ESTÃO FAZENDO COM A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA ? E ONDE VOCES QUEREM CHEGAR COM TANTOS ABSURDOS ??
avalie fechar