Brasil
12/08/2008 - 18h31

12% dos vereadores das capitais que são candidatos respondem a processos

Publicidade

colaboração para Folha Online

Somam 78 os vereadores das capitais brasileiras que estão concorrendo a algum cargo eletivo nas eleições municipais deste ano e que respondem à alguma ação na Justiça, tiveram contas eleitorais rejeitadas ou sofreram punições em Tribunais de Contas.

Esse número equivale a 12% dos 661 vereadores que disputarão voto em outubro, segundo dados da ONG Transparência Brasil.

Ainda de acordo com o levantamento, a capital com maior percentual de vereadores-candidatos nessa situação é Goiânia, com 29%, ou nove dos 31 vereadores. Na seqüência, aparecem São Paulo (26%) e Belém (24%). Manaus, João Pessoa e Porto Velho estão na casa de 20%.

Ficha suja

A decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de liberar candidatos com "ficha suja" na Justiça mancha o sistema eleitoral brasileiro, segundo avaliação de líderes do PSOL. O partido é a favor da proibição de candidaturas de políticos que respondam a processos na Justiça e pede que o Congresso tenha "vergonha na cara" para proteger a probidade e a moralidade administrativa.

Segundo o PSOL, os deputados Chico Alencar (PSOL-RJ) e Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ) apresentaram um projeto de lei em 2004 que torna inelegível por três anos candidatos com "ficha suja".

"O Congresso precisa ter vergonha na cara e proteger, com lei, a probidade administrativa e a moralidade para o exercício do mandato, considerando a vida pregressa do candidato, como determina a Constituição", afirmou Alencar.

Comentários dos leitores
Infelismente no nosso país mesmo quando o povo quer mudar alguma coisa, é muito difícil,pois, os políticos é quem fazem as leis e eles mesmos as alteram como bem entendem passando por cima da ética e principalmente da democracia. O presidente Michel Temer deveria dar exemplo e defender a opinião do povo, pois é para isso que eles são colocados lá para defender e aprovar o que o povo pede com justiça. Se ele já quer mudar o projeto de lei, querendo defender o seu, procure ao povo se eles o aprovam!! Vamos lutar por uma política sadia que poderá mudar de verdade o futuro de nosso país, governar com o povo e para o povo, e não com suas próprias opiniões!! sem opinião
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (2459) 30/09/2009 01h27
Antonio Fouto Dias (2459) 30/09/2009 01h27
Ainda sobre esse projeto de lei popular objetivando limpar do meio político os "fichas-sujas", creio que a imprensa deveria fazer uma cobertura publicando cada etapa do andamento do mesmo, assim como o nome de cada deputado ou senador que apresentem emendas ou se pronunciem contra. sem opinião
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (2459) 30/09/2009 01h22
Antonio Fouto Dias (2459) 30/09/2009 01h22
Um milhão e trezentas mil assinaturas(1.300.000) foram colhidas para a apresentação de projeto de lei que cerceia aquele que possui ficha suja em participar como candidato em eleições.
Vejam bem, esse número representa muitas vezes mais de pessoas que comungam com o projeto e que não puderam assinar para maior representatividade; mesmo assim, não há respeito nenhum dos legisladores para com o clamor popular, pois alguns ou muitos já se manifestaram de que irão apresentar emendas, alterando a redação para que o ficha-suja possa participar como candidato, incrível isso, não?
Se a vontade popular é a de que não possa vir a ser candidato, por qual motivo será que esses parlamentares simplesmente não a acatam?
Não dá para escrever o que pensamos a respeito, pelo simples motivo de correr o risco de não ser publicado, mas creio que é de conhecimento público.
sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (211)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca