Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/12/2002 - 15h43

Morre em SP sertanista Orlando Villas Bôas

da Folha Online

O sertanista e indianista Orlando Villas Bôas, 88, morreu hoje em São Paulo. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein desde o dia 14 de novembro.

O sertanista morreu às 14h27, em decorrência de falência de múltiplos órgãos, "desencadeada por um processo agudo de infecção intestinal", segundo boletim emitido pelo hospital.

Villas Bôas é responsável pelo primeiro contato com os caiapós, em meados dos anos 50. Ele e o irmão, Cláudio Villas Bôas, embrenharam-se pelo Brasil central em meados dos anos 40.

O sertanista nasceu no dia 12 de janeiro de 1914, em Santa Cruz do Rio Pardo, interior de São Paulo. A expedição Roncador-Xingu (1943-1960) foi o marco de transformação da vida do sertanista e de seus irmãos Claudio (morto em 1998) e Leonardo (morto em 1961).

Saúde
Nos últimos anos, Villas-Boas sofreu diversas internações.

Em 9 de julho de 2000, foi levado ao hospital após uma queda em sua casa. No dia 17 do mesmo mês, o quadro clínico piora e o sertanista é internado em estado grave na Unidade de Terapia Semi-Intensiva do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Ele já havia passado três dias na UTI do mesmo hospital. Segundo Noel Villas Bôas, filho do sertanista, ele foi submetido a uma angioplastia. Nos dias seguintes foram diagnosticadas complicações hemorrágicas, e o sertanista foi transferido para a UTI do hospital.

Em fevereiro de 2001, já recuperado de seus problemas de saúde, Orlando Villas Bôas acompanhou o desfile da escola de samba Camisa Verde e Branco, em São Paulo, feito em sua homenagem.

Na época, disse que o desfile "foi muito emocionante". O título do samba-enredo foi "Sertanista e Indigenista Sim. Mas Por Que Não? Orlando Villas Bôas".

Em janeiro de 2002, ele foi novamente internado no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas em estado grave.

Leia mais:

  • Veja o perfil do sertanista Orlando Villas Bôas

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página