Publicidade

Publicidade
Brasil
18/08/2008 - 10h32

Comando Militar do Leste diz que não é de sua competência autorizar Exército na segurança

Publicidade

da Folha Online

Em nota divulgada nesta segunda-feira, o Comando Militar do Leste contesta as declarações do governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), e afirma que não é de sua competência legal autorizar o emprego de tropa do Exército na segurança pública.

Na sexta-feira, Cabral disse que ele e o secretário de segurança José Mariano Beltrame são favoráveis ao envio das forças federais --Forças Armadas e Força Nacional de Segurança-- para auxiliar nas eleições do Estado. Ele disse que enviaria um ofício ao presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Carlos Ayres Britto, pedindo o envio de reforço na segurança das eleições.

Ele ainda fez críticas ao comandante militar do Leste, general Luiz Cesário da Silveira. "Aqui no Rio há um certo ruído de convivência com o comando do Exército local, mas isso é um detalhe. O detalhe do Comando Militar do Leste estar na mão de um general que não é muito pró-ativo não compromete. Para o comando dessa operação virão outros oficiais das forças armadas para nos ajudar."

Confira a nota do Comando Militar do Leste:

"A respeito das declarações do governador do Estado do Rio de Janeiro sobre o apoio do Exército aos órgãos de segurança pública do Estado, a seção de Comunicação Social do Comando Militar do Leste tem a esclarecer o seguinte:

1. Não é competência legal do Comandante Militar do Leste autorizar o emprego de tropa do Exército na segurança pública;

2. O Exército brasileiro tem por missão constitucional à defesa da Pátria e à garantia dos poderes constitucionais. De forma subsidiária e institucionalmente contribui para o desenvolvimento nacional. Historicamente, apóia de forma material e logística os órgãos de Segurança Pública de todo o Brasil, em particular, os do Estado do Rio de Janeiro;

3. Os pedidos de emprego de tropa do Exército na segurança pública feitos anteriormente pelo governo do Estado do Rio de Janeiro foram encaminhados ao Comando do Exército e não puderam ser atendidos por falta de amparo legal, em virtude da não observância do prescrito no estamento jurídico que regula o emprego da força federal na garantia da lei e da ordem nos Estados da federação;

4. Nos últimos anos, diversas ações de apoio foram desenvolvidas pela Força Terrestre em proveito da cidade do Rio de Janeiro e das prefeituras do interior do Estado, todos amparados pela legislação vigente;

5. O Comandante Militar do Leste reafirma sua disposição de cooperar com o governo do Estado, desde que sejam observados os parâmetros que as leis prescrevem."

Comentários dos leitores
Igor Bevilaqua (731) 25/11/2009 11h39
Igor Bevilaqua (731) 25/11/2009 11h39
Afinal de contas o Amazonino Mendes é no estado do Amazonas o mesmo homem poderoso que o Sarney é no Maranhão e no Acre..., tem razão do "TSE" dar carta branca para que continuem "comprando votos" e recebendo "presentinhos e doações" de empresas interessadas nos cofres do estado..., o estado do Amazonas não foge hora nenhuma às regras brasileiras de corrupção. sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1426) 29/10/2009 21h00
Luís da Velosa (1426) 29/10/2009 21h00
Vamos aguardar o julgamento do caso Battisti pelo Supremo Tribunal Federal - STF. Isso é o correto. Não somos juízes e, se nos arvorarmos a sermos, será uma impropriedade, uma temeridade. sem opinião
avalie fechar
Washington Marques (108) 29/10/2009 13h53
Washington Marques (108) 29/10/2009 13h53
NÃO SE PODIA ESPERAR OUTRA COISA DO SENADO FEDERAL SE NÃO A DESOBEDIENCIA JUDICIAL. O QUE SE ESPERAR DE UMA INSTITUIÇÃO QUE FAZ APOLOGIA A DESOBEDIENCIA JUDICIAL E A DESORDEM TOTAL. O QUE SE ESPERAR DE UMA INSTITUIÇÃO QUE TEM A FINALIDADE DE LEGISLAR E FISCALIZAR, PRATICA NEPOTISMO EXPLICITO, DESCARADO A PONTO DE DESOBEDECER UMA ORDEM JUDICIAL (DA SUPREMA CORTE DESTE PAÍS).
SRES. SENADORES A PERGUNTA É: O QUE VOCES ESTÃO FAZENDO COM A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA ? E ONDE VOCES QUEREM CHEGAR COM TANTOS ABSURDOS ??
2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (8158)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca