Brasil
19/08/2008 - 16h55

Lula se reúne com PT para definir participação nas campanhas eleitorais

Publicidade

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve definir nesta terça-feira quais cidades, além das cinco que havia escolhido --São Paulo, São Bernardo (SP), Vitória (ES), Natal (RN) e Recife (PE)--, vai fazer campanha até o primeiro turno das eleições municipais. O assunto será o principal tema da conversa de Lula com o presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP).

Depois de colher uma série de opiniões, Lula decidiu que vai dar prioridade às cidades nas quais têm vínculos afetivos e simplesmente afinidade com os candidatos. A decisão foi tomada na tentativa de resolver o impasse de quais locais fará campanha, uma vez que recebeu inúmeros convites para subir em palanques.

Nas conversas com os ministros e parlamentares mais próximos, Lula costuma dizer que não pode abandonar esse ou aquele candidato, que conhece há mais de 30 anos e que tem uma longa trajetória comum.

A Folha Online apurou que para evitar o mal-estar com os preteridos, o presidente vai alegar uma intensa agenda de viagens.

Oficialmente, a justificativa de Lula será que sua intenção é que a campanha não afete as atividades de governo do presidente da República. Portanto, a chamada agenda administrativa, que inclui inaugurações e anúncios de obras do governo federal, será mantida sem alterações.

Até setembro, o presidente tem agendadas viagens para o Canadá e Estados Unidos, além de pelo menos, uma a duas por semana fora de Brasília --para vários Estados. Interlocutores de Lula informaram que o objetivo é mostrar que, apesar do ritmo de campanha nos municípios, o governo federal não parou nem o presidente da República alterou a própria rotina.

Comentários dos leitores
Igor Bevilaqua (731) 25/11/2009 11h39
Igor Bevilaqua (731) 25/11/2009 11h39
Afinal de contas o Amazonino Mendes é no estado do Amazonas o mesmo homem poderoso que o Sarney é no Maranhão e no Acre..., tem razão do "TSE" dar carta branca para que continuem "comprando votos" e recebendo "presentinhos e doações" de empresas interessadas nos cofres do estado..., o estado do Amazonas não foge hora nenhuma às regras brasileiras de corrupção. sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1426) 29/10/2009 21h00
Luís da Velosa (1426) 29/10/2009 21h00
Vamos aguardar o julgamento do caso Battisti pelo Supremo Tribunal Federal - STF. Isso é o correto. Não somos juízes e, se nos arvorarmos a sermos, será uma impropriedade, uma temeridade. sem opinião
avalie fechar
Washington Marques (108) 29/10/2009 13h53
Washington Marques (108) 29/10/2009 13h53
NÃO SE PODIA ESPERAR OUTRA COISA DO SENADO FEDERAL SE NÃO A DESOBEDIENCIA JUDICIAL. O QUE SE ESPERAR DE UMA INSTITUIÇÃO QUE FAZ APOLOGIA A DESOBEDIENCIA JUDICIAL E A DESORDEM TOTAL. O QUE SE ESPERAR DE UMA INSTITUIÇÃO QUE TEM A FINALIDADE DE LEGISLAR E FISCALIZAR, PRATICA NEPOTISMO EXPLICITO, DESCARADO A PONTO DE DESOBEDECER UMA ORDEM JUDICIAL (DA SUPREMA CORTE DESTE PAÍS).
SRES. SENADORES A PERGUNTA É: O QUE VOCES ESTÃO FAZENDO COM A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA ? E ONDE VOCES QUEREM CHEGAR COM TANTOS ABSURDOS ??
2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (8158)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca